Depois do #TidePods, onde os adolescentes eram desafiados a comerem cápsulas de detergente da roupa, nas últimas semanas surgiu outro desafio igualmente perigoso no TikTok: o Benadryl Challenge. Este já levou à morte de Jacob Stevens, um miúdo norte-americano de 13 anos.
Para proteger os mais novos, que são facilmente impressionáveis, a aplicação removeu as hashtags #Benadryl e #BenadrylChallenge. “Ao fazer uma pesquisa com estas expressões no TikTok, é possível perceber que, além de não mostrar qualquer conteúdo (vídeo), direciona os utilizadores para uma página de apoio que relembra a importância da identificação de desafios maliciosos na plataforma”, explicou fonte do TikTok Portugal à SIC.
Afinal, em que consiste este #BenadrylChallenge? No fundo, o objetivo é conseguir ter alucinações provocadas pela toma de Benadryl, um medicamento usado para as alergias. Na verdade, o desafio existe desde 2020, e já vitimou outros miúdos, como uma rapariga de 15 anos do estado de Oklahoma (EUA).
Nesse mesmo ano, a Food and Drug Administration (FDS) lançou um aviso onde explicava que “tomar doses maiores do que as recomendadas de Benadryl pode levar a graves problemas cardíacos, convulsões, coma e até morte”. Foi isso que aconteceu com o jovem Jacob Stevens, de Greenfield (Ohio, nos EUA).
Jacob tomou 14 comprimidos de uma vez e começou a ter convulsões. Enquanto isto acontecia, os amigos filmavam e riam-se, acreditando que estava a alucinar.
“Aquilo foi demais para o corpo dele”, contou à “ABC 6 News” Justin Stevens, o pai de Jacob. “Quando lhe fizeram um scan ao cérebro, os médicos perceberam não havia atividade. Disseram-nos que o podíamos deixar ligado às máquinas, mas ficaria apenas ali deitado para sempre. Nunca mais abriria os olhos, respirar autonomamente, sorrir, andar ou falar”, acrescentou.
Os vários outros desafios perigosos das redes sociais
Os desafios #TidePods e #BenadrylChallenge não são os únicos que colocam em risco a vida dos participantes. Outro, dos que circulam no TikTok, é o da noz-moscada. O objetivo é consumir grandes quantidades desta especiaria, o que, alegadamente, cria uma sensação “engraçada”. Esta ingestão exagerada também pode provocar dores de estômago, náuseas, vómitos, visão turva, ritmo cardíaco acelerado e alucinações. Em casos extremos, pode resultar em convulsões e morte.
Outro desafio igualmente popular — e perigoso — que surgiu no YouTube envolve a ingestão de uma colher de sopa de canela em pó, o que pode levar a dificuldades respiratórias, danos nos pulmões, asfixia e até causar pneumonia.
Leia também este artigo da revista sobre os primeiros casos de sobredosagem de Benadryl, igualmente de participantes no desafio do TikToK. Os efeitos secundários deste anti-histamínico, como o facto de bloquear os neutransmissores acetilcolina e serotonina, já são amplamente conhecidos há vários anos, como lhe contámos aqui.