Está em curso mais uma edição do programa “Poiares a Pedalar”, com o intuito de aumentar a utilização de meios de mobilidade suave, neste caso da bicicleta, e paralelamente contribuir para a promoção do desporto e atividade física, aumentar os níveis de saúde pessoal e comunitária e diminuir os riscos de segurança rodoviária.
Para participar, basta ser residente em permanência em Vila Nova de Poiares e ter mais de nove anos, sendo que o Município premeia aqueles que mais se destacam nas diferentes categorias em cada quadrimestre, num total que poderá ir até aos 450€ anuais.
Entre as novidades deste ano está a inclusão de um novo escalão, o sub11, a que se somam o sub14, sub17, sub30 e M30, masculinos e femininos, além de um bónus de dez quilómetros a todos os participantes já inscritos que tragam novas adesões.
Todos os interessados deverão inscrever-se através de formulário próprio, que pode ser descarregado a partir do site do Município e onde podem ser consultadas as normas de participação. Quaisquer esclarecimentos ou questões adicionais, deverão ser remetidas ao serviço de desporto, associativismo e juventude da Câmara Municipal, por email (desporto@nullcm-vilanovadepoiares.pt) ou telefone 239 420 850.
Recorde-se que esta vila do distrito de Coimbra tem vindo a realizar um conjunto de investimentos — uns já em curso e outros ainda em carteira —, que visam a promoção da mobilidade sustentável e das atividades cicláveis. Neste âmbito destacam-se o recém-inaugurado Centro Cycling de Poiares, que integra uma bike station e ponto de carregamento para bicicletas elétricas, junto ao Complexo Desportivo e seis percursos de BTT, do mais acessível ao mais complexo, numa extensão de mais de 230 quilómetros pelo concelho.
Além destes projetos há ainda a destacar a implementação de uma rede de ciclovias, atualmente em execução e que representa um investimento de cerca de 1 milhão e 65 mil euros, comparticipado pelo Centro 2020, representando um total de oito troços de ciclovias.
Também em curso está o programa MOB.Poiares, que abrange todos os jovens desde o pré-escolar até ao secundário, disponibilizando quase uma centena de bicicletas, para desenvolvimento de ações que visem a educação para a mobilidade sustentável.