na cidade

Viaje no tempo até à época medieval e conheça de perto a história do distrito

A Feira Medieval de Eiras decorre nos dias 27 e 28 de abril. A programação inclui espetáculos de fogo, teatro e artesanato.
A diversão será garantida.

É oficial: está a chegar ao distrito mais um evento que promete levar os visitantes numa viagem aos tempos dos reis e rainhas. A Feira Medieval de Eiras decorre nos próximos dias 27 e 28 de abril e, mais uma vez, vai homenagear as principais figuras históricas da região de Coimbra: D. Dinis e Isabel de Aragão.

O evento é promovido pela União das Freguesias de Eiras e São Paulo de Frades, a academia Wolfdance e a Episódio. Apesar de serem apenas dois dias, a programação promete muita animação. Prepare-se para entrar numa máquina do tempo e aterrar no Terreiro da Fonte, em pleno século XVIII. Este local era bastante conhecido pelas visitas habituais do rei D. Dinis, que costumava passar alguns dias de férias.

Esta é a sexta edição que combina tabernas, cortejos, artesãos e demonstração de armas. Este ano, a feira conta com 26 expositores. Uma das novidades é a presença de vários alunos, de diversas escolas da freguesia, que vão integrar a abertura do evento. O início está marcado para as 15 horas de sábado, dia 27 de abril.

O destaque da programação vai para dois momentos, quer no sábado como no domingo. Dia 27, pelas 22h30, pode assistir ao “Milagre das Rosas”, um espetáculo que irá recriar a histórica lenda que levou D. Isabel de Aragão a ser considerada santa pela Igreja Católica. Já no dia 28 de abril, destaca-se o “Tratado de Alcanizes” com animações típicas da altura como, por exemplo, fogo.

O recinto funciona no dia 27 de abril, entre as 11 horas e a meia-noite, e no dia 28 de abril, entre as 11 e as 21 horas. Para ambos os dias, a entrada é gratuita.

MAIS HISTÓRIAS DE COIMBRA

AGENDA