na cidade

Vem aí uma visita guiada grátis em homenagem ao escritor José Régio

A visita guiada percorre espaços exteriores que evocam na cidade de Coimbra a figura do escritor português.
Rua Larga em Coimbra.

Com o objetivo de recordar a figura ímpar de José Régio (1901-1969), escritor e homem dedicado às artes que deixou um legado inigualável a Coimbra, haverá uma visita guiada totalmente gratuita.

Dia 10 novembro, quinta-feira, a partir das 15 horas, tem lugar o passeio “José Régio (Presença) em Coimbra”, cujo objetivo é conhecer espaços ligados à sua história. Durante o percurso serão lidos excertos da obra do autor, onde são feitas referências a Coimbra. O ponto de encontro é na Praça Dom Dinis.

José Régio é o pseudónimo de José Maria dos Reis Pereira. Nasceu a 17 de setembro de 1901, em Vila do Conde, cidade onde viveu a infância e adolescência e fez os primeiros estudos. Frequentou a Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, tendo concluído a licenciatura em Filologia Românica, em 1925. Defendeu a tese intitulada “As correntes e as individualidades na Moderna Poesia Portuguesa”, trabalho onde foi feita, pela primeira vez, a apologia dos poetas da revista “Orpheu”.

Iniciou, desde cedo, a sua atividade literária em jornais e revistas. Colaborou, já na década de 20, nas revistas portuenses “Crisálida” e “A Nossa Revista” e também nas coimbrãs “Bizâncio e Tríptico”. No entanto foi em Coimbra que consolidou as suas qualidades literárias, fruto do contacto com os livros que vieram a influenciar a sua obra, como ainda pelo convívio com os intelectuais.

A participação na visita guiada é gratuita, mas requer inscrição prévia, através do contacto 239 702 630, do email roteirosdecoimbra@nullcm-coimbra.pt ou, presencialmente, na Casa Municipal da Cultura. Serão consideradas apenas as inscrições até às 15 horas do último dia útil antes da data da realização da visita.

MAIS HISTÓRIAS DE COIMBRA

AGENDA