na cidade

Vêm aí 5 dias para festejar o São Tomé em Mira

Festas decorrem entre 21 e 25 de julho. D.A.M.A, Fernando Daniel e T-Rex são alguns dos artistas presentes no evento.
D.A.M.A atuam no primeiro dia.

O concelho de Mira começa no próximo dia 21 de julho a festejar o seu santo padroeiro, São Tomé. Durante cinco dias, as festas decorrem no Jardim do Visconde onde, além dos concertos, estarão instaladas zonas infantis e desportivas, uma área de carrosséis e a zona das tasquinhas a cargo de seis associações locais.

Em termos musicais, os principais espetáculos têm início às 23 horas. No dia 21 de julho (sexta-feira), os D.A.M.A sobem ao palco principal. Fernando Daniel atua no dia 22 de julho e T-Rex é o cabeça de cartaz de 23 de julho. No penúltimo dia (24 de julho) é a vez da dupla de humoristas Quim Roscas e Zeca Estacionâncio. O palco no último dia (25 de julho) estará ocupado por duas bandas filarmónicas do concelho que vão atuar à desgarrada, seguido de um espetáculo piromusical e a banda TV5.

Já no palco das tasquinhas estarão o Grupo Folclórico de Portomar e os Filhos da Madrugada, no dia 21 de julho, e o Grupo Folclórico Varandinhas de S. Bento, Grupo Folclórico do Poço da Cruz e os Picadinhos da Concertina, no dia 22 de julho. Para dia 23 de julho é a vez do Grupo Folclórico da Casa do Povo de Mira e do Grupo Taboeira. No dia seguinte, será a vez do Grupo Folclórico Flores Vivas do Seixo e Tangerina não é Clementina, sendo que, no último dia do certame, 25 de julho, a animação desta área de espetáculos estará a cargo dos Gurillaz Dance Crew e Colibry.

O evento, com entrada gratuita, conta ainda com a realização de exposições, atividades desportivas e culturais, com destaque para a apresentação de um livro. O município de Mira, entidade organizadora desta iniciativa, tem agendado para 23 de julho (domingo) uma homenagem aos funcionários da autarquia e, no dia 24 de julho, será colocado novamente à disposição da população local o órgão de tubos mais antigo do concelho e que foi alvo de obras de reabilitação.

Devido ao sucesso da edição de 2022, a autarquia mirense decidiu alargar a área do recinto para acolher todas as entidades que se inscreveram para participar nesta iniciativa. Ao todo, são 100 stands que irão estar espalhados pelo Jardim do Visconde e, também, a zona junto ao cemitério e Centro de Saúde de Mira. O orçamento das Festas de São Tomé é de 160 mil euros.

Refira-se que as Festas de São Tomé remontam há muitos séculos e estão relacionadas com a história do concelho, sendo uma forma de homenagear e festejar o Santo Padroeiro da vila e animar a zona central no período de verão.

MAIS HISTÓRIAS DE COIMBRA

AGENDA