na cidade

Vai ser possível ver o raro eclipse solar desta segunda-feira

O fenómeno só será visível na América do Norte, mas a NASA vai partilhar tudo através do Youtube a partir das 18 horas em Portugal.
É já esta segunda-feira.

Não é a mesma coisa do que assistir ao fenómeno ao vivo, com os habituais óculos que o protegem do sol, mas não deixa de ser um momento especial. O tão esperado eclipse solar total vai acontecer esta segunda-feira, 8 de abril, mas não será visível em todo o mundo. 

O espetáculo astronómico que ocorre quando a lua, a Terra e o sol ficam completamente alinhados, só poderá ser visto em algumas áreas dos EUA, México e Canadá em modo total e de forma parcial a partir de outras regiões. 

Portugal não faz parte da trajetória total, mas quem estiver nos Açores pode ter a oportunidade de assistir ao eclipse de forma parcial, o que significa que a lua vai obscurecer a maior parte da face do sol, mas não completamente. Os restantes podem aproveitar para ver a transmissão que a NASA preparou para acompanhar o fenómeno ao vivo.

A emissão deverá demorar três horas e o arranque está marcado para as 18 horas em Lisboa. Através do YouTube, a agência espacial norte-americana vai mostrar imagens do eclipse de vários locais da América do Norte, bem como interações com os astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional, que terão uma visão completamente diferente do evento.

O eclipse solar total desta segunda-feira será também um momento para experiências e observações. A NASA vai lançar três pequenos foguetões antes, durante, e após o auge do eclipse, em intervalos de 45 minutos, para estudar o seu efeito na ionosfera. Tudo isto será partilhado online. 

MAIS HISTÓRIAS DE COIMBRA

AGENDA