A zona da beira-rio em Coimbra está a mudar. Depois do Passeio Aeminium ter revitalizado toda a zona ribeirinha da margem direita, entre a Ponte de Santa Clara e a do Açude, eis que surge mais uma novidade. Nos terrenos ocupados pela antiga fábrica Triunfo, já demolida, vai nascer um novo edifício, com dois blocos, que terá apartamentos, lojas no rés-do-chão e estacionamento na cave.
O projeto, a implementar entre a Rua dos Oleiros e a Azinhaga da Pitorra, onde será o futuro canal do Metrobus, é do Montepio Geral Associação Mutualista e prevê a instalação de 94 apartamentos T1, T2 e T3. O executivo da Câmara Municipal de Coimbra aprovou, na última reunião, um Pedido de Informação Prévia para a construção do imóvel, numa zona que se está a tornar cada vez mais apetecível.
Vão ser dois blocos, um com cinco andares e outro com oito. Os pisos superiores são destinados a habitação, o piso térreo fica para comércio e serviços e um piso subterrâneo para estacionamento com 101 lugares, 28 dos quais públicos. Toda a zona de espaço público será também requalificada.
O edifício surge onde em tempos laborou uma das quatro fábricas da Triunfo em Coimbra, duas das quais na Pedrulha. Dedicadas à produção de rações, massas e bolachas, foram fundadas em 1923 e encerradas em 2001. Na altura ficou a trabalhar apenas a de Mem Martins que acabou por ser adquirida, mais tarde, pela multinacional Kraft.