na cidade
ROCKWATTLET'S ROCK

Vai ao concerto dos Coldplay a Coimbra? Há muitos lugares onde deixar o carro à borla

16 parques espalhados pela periferia da cidade vão permitir aos visitantes irem descansados para o Estádio Cidade de Coimbra.

O município de Coimbra anunciou esta quarta-feira, 3 de maio, que está tudo a postos para receber os mais de 200 mil visitantes durante os quatro dias em que a banda inglesa irá atuar no Estádio Cidade de Coimbra. Para permitir que o acesso ao recinto desportivo decorra sem problemas, a autarquia vai disponibilizar 16 parques de estacionamento gratuitos para os visitantes deixarem descansados a sua viatura automóvel.

Dois dos espaços ficam junto à estação de Coimbra-B e permitem o estacionamento de 900 viaturas. Na Casa do Sal, os três parques usados para o sistema Ecovia disponibilizarão 700 lugares. O maior parque de estacionamento — 2.500 lugares — fica situado na zona comercial do Planalto de Santa Clara (Forum Coimbra). Com 500 lugares estão os parques localizados no Parque Verde do Mondego e na Guarda Inglesa/Avenida de Conímbriga.

No Convento São Francisco, estão disponíveis 600 lugares, a que se juntam o meio milhar de espaços de estacionamento na zona entre o Hotel Quinta das Lágrimas, Exploratório e Quinta da Várzea. Para todos aqueles que entrarem pela Ponte Rainha Santa (via IC2), os parques existentes até ao Estádio Cidade de Coimbra são: Quinta das Flores/Largo da Feira do Bairro (400 lugares), Vale das Flores (800 lugares), traseiras do ITeCONS/IPN (400 lugares) e Polo II da Universidade (700 lugares). Na lista constam ainda a Quinta da Portela e a Praia Fluvial do Rebolim com 1.000 e 600 lugares, respetivamente.

Mapa dos estacionamentos e das linhas para os dias 17, 18, 20 e 21 de maio.

Os 16 locais gratuitos serão servidos por quatro linhas dos autocarros dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) que irão fazer a ligação ao estádio e o regresso ao estacionamento. O primeiro percurso, que tem início às 11 horas começa na zona de Coimbra-B e serve os parques junto à estação de comboios e à Casa do Sal. As viagens de acesso para o estádio duram até às 21 horas e de regresso entre as 23h30 e a 1h30. 45 minutos é o tempo médio de percurso.

A linha 2 arranca no Planalto de Santa Clara e passa pela Guarda Inglesa, Estádio Universitário, Convento São Francisco, Exploratório, Quinta das Flores e Vale das Flores. Vai funcionar das 14 às 21 horas (ida para o estádio) e das 23h30 às duas da manhã (regresso). O tempo médio de percurso é de 58 minutos.

O circuito 3 liga Quinta da Portela ao Rebolim, Polo II e Quinta e Vale das Flores. O período de circulação tem lugar entre as 14 e as 21 horas (ida) e das 23h30 à 1h30 (regresso). As viagens têm a duração média de 49 minutos.

A linha 4 tem início no Largo da Portagem e passa pelo Parque Verde, rua do Brasil e zona junto ao estádio. As viagens têm a duração de 34 minutos e decorrem entre as 14 e as 21 horas e das 23h30 às duas da manhã.

Para aceder a estes transportes, foi criado um bilhete ocasional “para um dia”, com o valor de 4€ (ida e volta) e que será válido, não só para os circuitos especiais, mas também para toda a rede de transportes dos SMTUC, estando prevista a disponibilização de diversos postos de venda fixos e móveis.

O ponto de saída (regresso) de cada linha será o mesmo do ponto de chegada ao Estádio Cidade de Coimbra. Para o efeito, as paragens dos Circuitos 1, 2 e 3 serão localizados na Rua Carolina Michaellis e Rua General Humberto Delgado (troço entre a rotunda da Solum e a rotunda da ACIC) e o Circuito 4 em S. José.

Recorde-se que os Coldplay vão dar quatro concertos no Estádio Cidade de Coimbra nos dias 17, 18, 20 e 21 de maio. Os bilhetes esgotaram em menos de quatro horas.

ARTIGOS RECOMENDADOS