A Universidade de Coimbra foi considerada a melhor instituição em Portugal no indicador de saúde e bem-estar. Encontra-se no top 20 mundial no cumprimento do terceiro Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU), que foi divulgado na quarta-feira, 22 de abril.
Em 620 universidades de todo o mundo, a instituição portuguesa ocupa o 17.º lugar do ranking. Para esta classificação foi importante o contributo da universidade para o Serviço Nacional de Saúde, sobretudo no apoio às decisões políticas governamentais na gestão desta área. A qualidade e quantidade da formação de profissionais de saúde e as iniciativas inovadoras que têm sido desenvolvidas também tiveram influência.
Já no ranking global, que analisa todos os ODS, a Universidade de Coimbra é também a melhor instituição portuguesa. Neste caso, ocupa a 62.º posição, num total de 766 instituições. Este foi o primeiro ano que a universidade, que é a mais antiga do País, participou no University Impact Ranking do Times Higher Education.