Powered by CIM|RC

na cidade

Tudo o que já se sabe sobre os eventos de Natal na Região de Coimbra

Parques temáticos, Mercados de Natal e até eventos desportivos integram a programação prevista para dezembro nos 19 municípios.
Pai Natal vai marcar presença em todas as iniciativas.

Aproxima-se um mês de muitas atividades ligadas ao Natal. Os mais novos são o público-alvo das iniciativas espalhadas pelos 19 municípios da Região de Coimbra, mas basta dar uma olhadela pelos programas já conhecidos das autarquias, todos eles apostam na realização de Mercados de Natal para que os artesãos possam dar a conhecer os seus trabalhos e, desta forma, ajudar à escolha de alguns dos presentes que serão entregues na noite de 24 de dezembro.

O município de Arganil aposta no Mercado de Natal a decorrer entre 7 e 10 de dezembro na Praça Simões Dias e Rua Oliveira Matos. Entre casinhas de venda de produtos endógenos e artesanais, serão quatro dias de animação constante quer para os mais pequenos, quer para os adultos. Showcookings, concertos e momentos de dança são algumas das propostas de um evento que pretende ajudar a a atrair mais visitantes à sede de concelho.

Em Cantanhede, o primeiro fim de semana de dezembro fica marcado pelo Teatrola — Festival de Teatro Infanto-Juvenil. Uma iniciativa da Associação Escolíadas que irá decorrer na Praça Marquês de Marialva. Neste concelho, outros dos destaques da programação vão para a exposição de presépios de cortiça, da autoria de Samuel Machado, na Escola Conde Ferreira, bem como a mostra de presépios em calcário, por Carla Ferreira, no Largo Conselheiro Ferreira Freire.

A programação de Natal de Coimbra já começou no passado dia 10 de novembro com a ligação da iluminação de Natal. Uma semana depois, teve início no Parque Verde do Mondego o “Coimbra Magic Land”. Música, atividades performativas no espaço público, um espetáculo de videomapping na Praça 8 de Maio e iniciativas dirigidas ao público infantil são algumas das propostas que se estendem até 6 de janeiro do próximo ano.

O Mercado de Natal de Condeixa-a-Nova é uma das novidades da programação deste período festivo no concelho. Este evento decorrerá nos dias 16 e 17 de dezembro na Praça da República, a qual irá transformar-se num cenário festivo e acolhedor, com um banquete de iguarias preparadas pelos pais e familiares dos miúdos. Bolos deliciosos, vinho quente perfumado, arroz doce e a autêntica escarpiada, além de produtos frescos vindos da horta são algumas das propostas.

O Parque de Natal da Figueira da Foz está de regresso no dia 1 de dezembro. A iniciativa decorre até 14 de janeiro no Parque Avenida de Espanha e integra algumas diversões para os mais novos e um pequeno mercado de Natal. “CAE Fora de Portas”, entre 1 e 10 de dezembro, e o espetáculo “Impossível”, de Luís de Matos, nos dias 14, 15, 16 e 17 de dezembro no Centro de Artes e Espetáculos são outras das propostas da programação natalícia do concelho.

O “Natal no Largo — Mercadinho” de Góis vai ter duas edições: o Mercadinho do Artesanato entre os dias 15 e 17 de dezembro e o Mercadinho dos Sabores nos dias 22 e 23 de dezembro. As iniciativas decorrem no Largo Francisco Inácio Dias Nogueira e inserem-se na programação do município denominada “Retratos de Natal”. O objetivo é dar a conhecer produtos de qualidade, animação, oficinas e música aos visitantes da sede de concelho.

Na Lousã, o Pai Natal só chega a 16 de dezembro. Na tarde desse sábado, o homem das “barbas brancas” vai percorrer algumas artérias da vila até ao Jardim dos Paços do Concelho. Mas o programa começa já a 30 de novembro com a iluminação de Natal e a realização, no dia 1 de dezembro, de um Mercado de Natal Princesa Peralta no Mercado Municipal da Lousã. O evento solidário “Descida de Natal” decorre a 23 de dezembro e junta BTT, trail, judo, parapente, caminheiros e motos.

O Mercadinho de Natal da Mealhada tem início a 7 de dezembro. Até à véspera de Natal (24 de dezembro), os artesãos expõem os produtos regionais e típicos de Natal para serem oferecidos na noite de Consoada. Uma exposição de Meninos Jesus na Fundação Mata do Bussaco e um circuito de mostras de presépios que reúne obras de arte criadas por artesãos de norte a sul do País, da coleção particular de Joaquim Correia, são outras das propostas.

O Jardim do Visconde, em Mira, acolhe desde o dia 30 de novembro as principais atividades programadas pelo município para este período festivo. Além da Árvore de Natal, ali ficam instalados até 7 de janeiro o Bosque de Natal e o Mercadinho de Natal. O Carrossel Infantil, com acesso gratuito, irá ficar entre 1 de dezembro e 7 de janeiro de 2024 nesta zona. Outro dos destaques do programa é a realização do Christmas Run no dia 23 de dezembro em Carapelhos.

Em Miranda do Corvo, o evento em destaque é o Mercadinho de Natal e Feira do Mel que se realiza no Mercado Municipal da vila. Durante três dias (de 8 a 10 de dezembro), o recinto irá contar com cerca de uma centena de expositores com muito artesanato e venda de produtos endógenos. A animação está garantida com os espetáculos das bandas The Fly — Tributo aos U2, Entrelinhas e Grupo Foles e Cantorias de Santa Clara. A entrada é gratuita.

Montemor-o-Velho já é conhecido pelo Castelo Mágico. O evento decorre durante 1 e 31 de dezembro no Castelo da vila. No interior deste monumento nacional, os visitantes terão acesso a um conjunto variado de atividades e atrações para serem vividos em família. As novidades desta edição são uma zona Arcade (para os avós e pais darem a conhecer aos filhos e netos alguns dos jogos de computador existentes nas décadas de 80 e 90) e um Globo de Natal.

O Município de Mortágua voltou a desafiar a população do concelho para a construção de presépios nas aldeias e para a recuperação da tradição dos madeiros. Os presépios vão ficar expostos na própria aldeia, num espaço exterior (jardim, largo, entre outros locais), no período entre 8 de dezembro e 6 de janeiro de 2024. Esta iniciativa insere-se inserido no programa Mortágua natal 2023 – Origens e que prevê a realização de um Mercado de Natal a partir de 8 de dezembro na Praça do Município.

Animação de rua, com pista de gelo, comboio e carrossel, são as principais atividades previstas em Oliveira do Hospital a partir de 1 de dezembro. Uma edição especial do Mercado “Da Nossa Terra” e a Rota dos Presépios e Cepos de Natal pelas freguesias do concelho são outras das propostas previstas no programa do município oliveirense que se estende até 6 de janeiro e que conta com o apoio da Agência Desenvolvimento Integrado – Comércio Tábua e Oliveira do Hospital.

No concelho da Pampilhosa da Serra, o destaque vai para o Natal Serrano junto ao Mercado Municipal. De 7 a 17 de dezembro, estão previstos 11 dias de celebração em torno de uma atmosfera singular que recupera a magia e a tradição da quadra natalícia. “Entrar no Natal Serrano é recuar no tempo e desfrutar dos sons, saberes e sabores de outrora”, garante o município na apresentação do evento onde consta o Festival da Filhó Espichada — uma das aclamadas iguarias do território.

Em Penacova, um dos destaques vai para a Aldeia Presépio na freguesia de Miro. A inauguração está marcada para sábado, 9 de dezembro, com os presépios feitos pela população a estarem espalhados pelo lugar. Na programação anunciada pela autarquia, está previsto no dia 3 de dezembro um Mercadinho de Natal no Largo da Igreja de Figueira de Lorvão e uma Caminhada de Natal na manhã de 17 de dezembro no Largo Alberto Leitão.

Este ano, a vila de Penela decidiu inovar no evento “Penela Presépio”. Sob o lema “Uma Viagem no Tempo”, o Penela Presépio envolve novamente a comunidade com um programa concebido por uma empresa de projeção internacional, a Millwood Studios, através de uma aposta nas tecnologias e com o essencial do evento a decorrer fora do Castelo Medieval, mais concretamente, no Pavilhão Multiusos. A iniciativa, com entradas pagas, decorre entre 8 de dezembro e 7 de janeiro.

O Desfile de Pais e Mães Natal marca o arranque da programação de Natal do município de Soure no dia 8 de dezembro. A Praça da República é o local escolhido para receber a iniciativa. Ao longo do mês, a autarquia agendou diversas ações de animação de rua e o tradicional madeiro de Natal nas praças Heróis Coutinho e São Tiago. Tal como aconteceu anteriormente, o trono do Pai Natal está instalado no Mercado Municipal da vila.

O concurso de couves e abóboras de Natal, que decorre na manhã de 24 de dezembro, é já uma tradição em Tábua. A iniciativa junta os produtores locais destes produtos em busca do prémio da couve e abóbora mais pesada. O programa “Tábua de Natal” arranca a 30 de novembro com a chegada do Pai Natal e a realização da Praça de Natal na Praça António Castanheira Neves nos três primeiros fins de semana do mês de dezembro.

No município de Vila Nova de Poiares, o fim de semana prolongado de 8 a 10 de dezembro foi o escolhido para a realização do Mercado de Natal “Poiares a criar 2023”. O evento decorre no Salão de Festas do Centro Cultural de Poiares e tem entrada gratuita. Um espetáculo de stand-up comedy com John Mendes na noite de 1 de dezembro, pelas 21h30, e duas peças de teatro pela Companhia de Teatro Experimental de Poiares nos dias 16 de 17 de dezembro são outras das propostas.

Carregue na galeria para conhecer as principais atividades por concelho

ver galeria
Este artigo foi escrito em parceria com a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra.

MAIS HISTÓRIAS DE COIMBRA

AGENDA