Falta pouco mais de um mês para a edição 2023 da Queima das Fitas. Uma organização que conta já com alguns nomes confirmados para as Noites do Parque e surpresas em termos de datas e locais onde decorrerão alguns dos eventos previstos para o período entre 19 e 26 de maio.
A realização dos quatro concertos da banda britânica Coldplay no Estádio Cidade de Coimbra (17, 18, 20 e 21 de maio) e as obras para a implementação na cidade de um sistema de Metrobus (Metro Mondego) obrigaram a Comissão Organizadora a proceder a algumas alterações na festa estudantil.
Uma das principais novidades é a mudança de data e de local do Baile de Gala das Faculdades. Realizado normalmente ao sábado, este evento terá lugar na noite de quarta-feira, 17 de maio, — um dia antes da Serenata Monumental — num novo local: a Antiga Igreja do Convento São Francisco.
Quanto à Serenata Monumental (na noite de 18 para 19 de maio), o local tradicional é o Largo da Sé Velha. Mas as obras naquela zona histórica da cidade obrigam os estudantes a terem de escolher um novo espaço para a sua realização. Neste momento, há três hipóteses em cima da mesa: o largo da Sé Nova, a Porta Férrea ou o Paço das Escolas. Todos eles já têm a aprovação da Proteção Civil Municipal.
Cortejo e Chá Dançante
Já o Cortejo, que se tem realizado nos últimos anos ao domingo, foi transferido para terça-feira, 23 de maio. As questões de segurança, motivadas pela realização do quarto espetáculo dos Coldplay na cidade, levaram o município a solicitar esta alteração. O trajeto também vai sofrer mudanças.
As obras do Metrobus na avenida Sá da Bandeira aconselham a que os carros não sejam obrigados a fazer toda a rotunda da Praça da República. Desta forma, e após a descida da rua Alexandre Herculano, viram logo à esquerda em direção ao Teatro Académico de Gil Vicente. É neste lado da avenida Sá da Bandeira que se fará o percurso descendente dos carros até à entrada da Praça 8 de Maio.
Desde o ano passado que, por questões de segurança, a organização optou por não fazer o trajeto Praça 8 de Maio e ruas Visconde da Luz e Ferreira Borges. A opção recaiu no percurso rua da Sofia (até ao Palácio da Justiça), rua João Machado, rotunda da Cindazunda, avenida Fernão de Magalhães e avenida Emídio Navarro (até ao Largo da Portagem). O que se mantém.
Quanto ao Chá Dançante, terá lugar no dia 24 de maio, só que noutro local. A tradição manda que esta iniciativa se realize no mesmo espaço do Baile de Gala (para a destruição completa do cenário), mas o chumbo do Convento São Francisco para a sua realização na Antiga Igreja vai levar a que, em princípio, a iniciativa decorra na Escola EB 2,3 Poeta Manuel da Silva Gaio (junto ao Estádio Universitário).
Noites do Parque
As tradicionais Noites do Parque mantêm-se na Praça da Canção (antigo Choupalinho). Nos últimos dias, a comissão tem vindo a revelar alguns dos nomes que irão compor o cartaz. Os artistas já confirmados são: Linda Martini (19 de maio), Os Quatro e Meia (20 de maio), T- Rex (21 de maio), Slow J e X-Tense (22 de maio), Quim Barreiros (23 de maio), o brasileiro Gustavo Mioto (24 de maio) e Kevinho (26 de maio). Na noite de quinta-feira 25 de maio, um dos nomes mais falados, mas que ainda não foi confirmado, é o da brasileira Ivete Sangalo.