Uma pele sem manchas, um corpo esguio ou um cabelo ainda mais brilhante. O uso excessivo de filtros para atingir esta aparência irrealista é um problema que afeta a autoestima de muitos jovens. Na verdade, a preocupação tornou-se tão grande que a administração do TikTok decidiu proibir o uso dos mesmos a menores de 18 anos.
O anúncio da medida foi feito a 26 de novembro durante um Fórum de Segurança Europeu, que tinha como objetivo alertar para o impacto que estas ferramentas têm na saúde mental e autoestima dos mais novos. A restrição já foi implementada e durante as próximas semanas todos os utilizadores com menos de 18 anos vão deixar de ter acesso a filtros que alterem a sua aparência física — desde aumento de lábios à suavização da pele.
“Ao promover uma cultura de autenticidade, respeito e apoio, podemos criar um mundo digital onde todos se sintam capacitados a ser quem realmente são”, refere a direção na página oficial da rede social.
A rede social garante que apenas irá alterar a utilização deste tipo de ferramentas com impacto no aspeto físico. Os restantes ifiltros irão continuar disponíveis. A política será implementada em 13 países europeus, como avançou a organização, mas até à data não foram especificados quais.
Além desta medida, vão também investir numa tecnologia que consegue determinar quais as contas com datas de nascimento falsificadas, geridas por menores de 13 anos — a idade mínima para criar uma conta no TikTok.