Artesanato, gastronomia, cultura, religiosidade e divertimento para os mais pequenos com os carrosséis. São estas algumas das propostas preparadas pela Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais em Coimbra para a edição 2023 da Romaria do Espírito Santo. O evento decorre entre 13 de maio e 13 de junho no Largo dos Olivais e contará com animação nas noites de sexta-feira, sábado e domingo. A entrada é livre e funciona todos os dias entre as 15 horas e a meia-noite.
A aposta da autarquia é “dar oportunidade às associações locais para exibirem os seus dotes” perante todos aqueles que decidirem ir ao recinto. As únicas exceções são Tiago Silva, finalista do programa “The Voice Portugal”, na noite de 27 de maio e o 14.º Encontro Ibérico de Cultura e Tradição do Grupo Etnográfico da Casa do Pessoal do HUC a 3 de junho. Nessa noite e, além do grupo organizador, irão estar um grupo de Aveiro e de Pombal e o Grupo Folklórico El Xalgoriu de Gijon (Espanha).
O programa inclui ainda um desfile e atuação de vários grupos de marchas populares na noite de 10 de junho. Este ano, e devido a algumas indicações dadas pelos grupos participantes no ano passado, foi decidido alterar o local onde o desfile irá ocorrer. Ao contrário do Largo dos Olivais, os grupos irão atuar ao longo da Rua Flávio Rodrigues (artéria junto à romaria e que nessa altura estará cortada ao trânsito automóvel).
A reconstituição histórica do Cortejo do Imperador de Eiras na manhã de 4 de junho e a missa solene, seguida de procissão, no dia de Santo António (13 de junho) são outras das propostas num programa que garante “um mês de festa e divertimento” na freguesia e na cidade.
Em termos gastronómicos, a Romaria do Espírito Santo contará com duas rulotes de comércio de farturas (um dos produtos mais procurados ao longo do certame), um espaço para a comercialização de pão com chouriço; mel e derivados das abelhas; sumos naturais/crepes; ginja em copos de chocolate e um stand de fumeiro. No recinto, é possível encontrar espaços de quinquilharia e bijuteria, artesanato feito à mão, loiças em barro e calçado, bem como um stand solidário onde, além de três instituições da freguesia, irá marcar presença uma artesã carenciada.
Refira-se que a Romaria do Espírito Santo foi iniciada no século XIII e era anualmente efetuada nos terrenos junto à Igreja de Santo António dos Olivais. É neste local que a iniciativa tem lugar todos os anos desde então, mas agora numa dimensão mais reduzida devido à construção da Circular Interna e da requalificação do largo nos anos 90 do século passado.