Powered by CIM|RC

na cidade

SOS Estudante feita por alunos de Coimbra é a linha telefónica que previne o suicídio

A funcionar desde 1997 tem como missão criar um espaço seguro para quem procura uma voz amiga.
Uma ajuda preciosa.

A Associação Académica da Universidade de Coimbra é composta por várias secções, que abrangem a arte, a cultura, os media e a sociedade. A SOS Estudante é uma delas. Tal como o nome indica, é uma linha telefónica de apoio emocional e prevenção de sucídio constituída por estudantes do ensino superior de Coimbra. A sua missão é ajudar quem mais precisa, independentemente do sexo, profissão e localidade.

“Queremos informar e apoiar a comunidade académica e demais interessados quanto às diferentes problemáticas que os afetam emocionalmente e psicologicamente, com o objetivo de promover a reflexão e pensamento crítico sobre si, o outro e o mundo”, revela Carlota Maçãs, 23 anos, presidente da SOS Estudante.

A linha foi aberta a 17 de abril de 1997, movida pelo elevado número de estudantes universitários que se sentiam deslocados e isolados, muitas vezes longe de casa e dos seus familiares e amigos. “Esforçamo-nos para criar um espaço seguro, livre de julgamentos e preconceitos”. Todos os dias, entre as 20 e a uma da manhã, os voluntários dedicam o seu tempo ao outro, apoiando-o de forma anónima e confidencial. De chamada em chamada, são tudo aquilo de quem está do outro lado da linha precisa: uma voz amiga.

Por vezes, a ajuda não fica só pelo contacto telefónico. A SOS Estudante vai mais além, podendo encaminhar a pessoa em questão para um profissional de saúde. “Temos uma base de dados com contactos de várias entidades. Caso peçam, fornecemos as informações às pessoas para elas poderem tomar uma decisão informada”, diz Carlota Maçãs. 

Quem pretende fazer parte da SOS Estudante tem que preencher dois requisitos: ser estudante do ensino superior em Coimbra e falar português. No decorrer do ano letivo, são realizados dois recrutamentos, no primeiro e segundo semestre.

“O nosso processo de recrutamento divide-se em quatro fases: a inscrição, uma entrevista inicial, uma formação teórico-prática obrigatória com cerca de 30 horas e, por fim, uma entrevista final. Os formulários de inscrição de voluntários são disponibilizados nas nossas redes sociais durante as épocas de recrutamento”.

Ao longo dos seus 25 anos de vida, os voluntários têm promovido a linha através de parcerias, workshops, ciclos de cinema, feiras culturais e campanhas publicitárias. A SOS Estudante também tem presença assídua em dois eventos importantes para a comunidade académica, a Feira das Latas e a Queima das Fitas.

A ansiedade, a depressão e o burnout estão na ordem do dia e afetam cada vez mais os portugueses. É urgente dar valor à saúde mental, abrindo espaço para o diálogo e investimento. A SOS Estudante acredita que o estigma tem diminuído. “Surgirão cada vez mais recursos para apoiar a população portuguesa, sejam eles recursos de apoio emocional como a SOS Estudante como de apoio psicológico em si”, remata Carlota Maçãs.  

A Linha SOS Estudante está disponível através dos telefones 915 246 060, 969 554 545 ou 239 484 020, todos os dias das 20 horas à uma da manhã, exceto férias escolares.

MAIS HISTÓRIAS DE COIMBRA

AGENDA