A Festa das Latas e Imposição das Insígnias (ou Latada) chegou a Coimbra mais cedo que o esperado, mas isso não retirou a animação e sentimento de alegria característicos desta época. Entre as primeiras praxes, jantares de curso e pedidos para padrinhos, fomos à Serenata perceber as expectativas dos estudantes acerca deste evento musical típico da tradição coimbrã e perceber como é a sua experiência em Coimbra.
Dina Oliveira estuda Fisiologia Clínica na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra. A jovem está em Coimbra há quatro semanas, mas já considera a cidade a sua casa. A caloira refere que “tanto o curso como a cidade foram a primeira opção” e assistiu à sua primeira serenata com a madrinha do curso, com quem espera “construir uma relação muito bonita”.
Lourenço Oliveira entrou em Comércio e Relações Económicas Internacionais, no Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra. Veio para a cidade dos estudantes “por causa das tradições” e gostava muito de conhecer “o fado e toda a cultura em torno da Academia”. Embora o curso em que se encontra não tenha sido a sua primeira opção, está a “adorar o ambiente de Coimbra e a sentir-se muito integrado”. Em relação às Noites do Parque, está ansioso para o concerto de Van Zee, o único que ainda não viu atuar ao vivo.
Maria João Costa está no 4.º ano do curso de Ciências Farmacêuticas, na Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra. Entrou na universidade durante a pandemia, mas nem isso a impediu de se integrar “muito bem na faculdade”. Para a futura farmacêutica, episódios da vida académica como a Serenata são “momentos que marcam bastante o nosso percurso enquanto estudantes, acompanhados do fado coimbrão”.
Amanda Souza veio fazer Erasmus para Coimbra este ano e revela que “é um sonho tornado realidade”. Vai ficar no curso de Enfermagem durante seis anos e afirma que encontrou na cidade dos estudantes “pessoas muito recetivas e educadas”, que a ajudam a fazer a sua integração. Amanda desconhecia a Latada e tradições como a Serenata, mas declara que “quer muito ouvir o fado de Coimbra, por ser uma coisa muito típica” da cidade.
A Festa das Latas e Imposição das Insígnias começou na passada segunda-feira, 2 de outubro, com o Sarau Académico, e prolonga-se até 8 de outubro com as atuações nas Noites do Parque, na Praça da Canção. No próximo domingo, 9 de outubro, é o cortejo da Latada, onde os caloiros são vestidos a rigor e lhes são dadas as boas-vindas à cidade com o batismo ao final da tarde. Para saber mais informações, leia o artigo da New in Coimbra sobre o programa da Festa das Latas.
Em seguida carregue na galeria e descubra seis restaurantes baratos onde pode fazer os jantares de grupo da Latada.