na cidade

Saiba tudo o que pode fazer em Coimbra este fim de semana sem gastar um cêntimo

A programação dos próximos dois dias está recheada de espetáculos de música e de humor, sessões de cinema, entre outros.
Cinema é uma das palavras de ordem este fim de semana.

Este fim de semana é o último de setembro e no domingo já damos as boas-vindas ao mês de outubro. A previsão meteorológica é de céu limpo e temperaturas máximas até aos 35 graus, pelo que pode (e deve) aproveitar para sair de casa. A programação cultural na cidade é, como Coimbra já nos habituou, muito vasta e vai desde a música ao cinema, passando ainda por debates e espetáculos de humor.

No próximo sábado, 30 de setembro, a Oficina Municipal de Teatro (OMT) e o bar Pinga Amor acolhem o Festival Action Packed, dedicado ao tema do rockabilly. Embora o festival seja pago, vai decorrer um espetáculo de carros retro, com entrada livre, entre as 15 e as 18 horas, no estacionamento da OMT, próximo do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra. A sessão é acompanhada por música e DJ sets.

Para celebrar o Dia Mundial da Música, o Município de Coimbra lança, a partir de sábado e até 6 de outubro, entre as 14 e as 17 horas, um serviço focado na audição de discos de vinil de diversos géneros musicais. A atividade, nomeada “O Regresso ao Vinil, vai ser realizada no Serviço de Audiovisuais da Biblioteca Municipal de Coimbra e exige inscrição prévia, que pode ser feita através do email biblioteca.servicodeaudiovisuais@nullcm-coimbra.pt ou do número de telefone 239 702 630.

O Festival Política acontece, pela primeira vez, em Coimbra e estende-se desta sexta-feira a sábado. O evento traz à cidade dos estudantes uma programação que inclui música, exibição de documentários e conversas com políticos em formato de speed-dating. A New in Coimbra dá destaque à sessão humorística com Fernando Alvim, intitulada “Prémios dos Monstros do Ano. Edição quase quase Política”, agendada para o próximo sábado, às 21h30, que tem como objetivo “homenagear todos os portugueses que têm uma palavra a dizer sobre o País e no mundo”.

O primeiro piso do Mercado Municipal D. Pedro V acolhe, às 21 horas do mesmo dia, um espetáculo protagonizado pela cantora Susana Jorge, no âmbito da iniciativa do Município de Coimbra “Música ao Vivo”. Às 21h30, no Terreiro da Fonte, situado no Largo de Eiras, pode ver o filme “Pôr do Sol — O Mistério do Colar de São Cajó”, realizado por Manuel Pureza e inserido no projeto “Cinema Fora de Portas”. Tenha atenção à lotação do espaço, visto que é dada prioridade a quem chega primeiro.

Já no domingo, dia 1 de outubro, o CoimbraShopping junta a celebração do Dia Mundial da Música com a do Dia Mundial do Idoso e oferece atividades diversas. A exposição de pintura “Ancianidade: Rugas que Contam“ arranca já esta sexta-feira, mas no primeiro dia do mês pode ainda participar na mesa-redonda sobre a importância dos cuidadores informais no fim de vida, pelas 11h30, e assistir ao concerto da Tuna Mista do Areeiro da Associação Cultural e Recreativa de Coimbra, agendado para as 17h30.

O filme “A Bela América”, gravado em Coimbra e protagonizado por São José Correia e Estevão Antunes, conta a história de América, candidata à Presidência da República e que baseia a sua campanha nos grupos mais fragilizados da sociedade. É assim que conhece Lucas, que se apaixona por ela e usa as suas habilidades culinárias para a surpreender. A obra cinematográfica integrou o TVCine FEST, como adiantámos neste artigo, e tem ante-estreia marcada para o próximo domingo, às 18h30, na Casa do Cinema, com a presença do elenco, do realizador António Ferreira e da equipa técnica.

Se domingo à noite é sinónimo de ver um filme descansado, mas também quer aproveitar as noites amenas, o “Cinema Fora de Portas” presenteia Coimbra com a exibição de “Close”, pelas 21h30, na Praça do Comércio, na Baixa da cidade. O filme conta com a realização de Lukas Dhont, debruça-se sobre a amizade desfeita de Leo e Rémi e proporciona uma reflexão sobre a masculinidade tóxica.

Se leu o artigo até aqui e todas as atividades, com custo zero, lhe pareceram interessantes, não precisa de apontar tudo na agenda — a New in Coimbra faz isso por si e apresenta-lhe todos estes programas ordenados por dia e hora.

Sábado

14 horas — “O Regresso ao Vinil”, no Serviço de Audiovisuais da Biblioteca Municipal de Coimbra. Termina às 17 horas.

15 horas — Car show, no estacionamento da Oficina Municipal de Teatro. Termina às 18 horas.

21 horas — “Música ao Vivo” com Susana Jorge, no Mercado Municipal D. Pedro V.

21h30 — “Prémios dos Monstros do Ano. Edição quase quase Política”, no Grande Auditório do Convento de São Francisco.

21h30 — Exibição do filme “Pôr do Sol — O Mistério do Colar de São Cajó”, no Terreiro da Fonte, no Largo de Eiras.

Domingo

11h30 — Mesa-redonda sobre a importância dos cuidadores informais em fim de vida, no CoimbraShopping.

17h30 — Atuação da Tuna Mista do Areeiro da Associação Cultural e Recreativa de Coimbra, no CoimbraShopping.

18h30 — Ante-estreia do filme “A Bela América”, na Casa do Cinema.

21h30 — Exibição do filme “Closer”, na Praça do Comércio.

Se quiser experimentar o novo spot de comida típica portuguesa de Coimbra, carregue na galeria para conhecer mais detalhes sobre o The Legacy.

MAIS HISTÓRIAS DE COIMBRA

AGENDA