na cidade

Sabia que pode aprender a tocar cavaquinho português em Coimbra?

As aulas são dadas pela Escola de Música da Associação Cultural e Recreativa de Coimbra e pode experimentar sem compromisso.
Fotografia de Miguel d'Eça.

Estão abertas as inscrições para a turma de adultos que querem aprender a tocar cavaquinho português, na Escola de Música da Associação Cultural e Recreativa de Coimbra, localizada na Rua Ribeiro Sanches. Não há idade para aprender, muito menos para se divertir. Por isso, pode experimentar este conceito sem qualquer compromisso.

É um instrumento musical de cordas com um corpo oco semelhante à viola, mas de menores dimensões. Na sua versão mais tradicional, tem quatro cordas e uma escala de 12 trastes. O som é mais agudo que outros cordofones e o cavaquinho assume funções harmónicas e rítmicas. Esta é a definição do cavaquinho português, originário do Minho, mas que rapidamente se espalhou pelo resto do País, tendo-se estabelecido em Coimbra. E por falar na cidade do estudantes, este é um instrumento usado nas tunas para serenatas e estudantinas. É tocado com os dedos, em rasgado, e usado em várias tradições folclóricas do País. Ré-Sol-Si-Mi é a afinação usada em Coimbra, já que varia de região para região, dando-lhe uma personalidade sonora distinta.

O cavaquinho é um dos cordofones mais fáceis de aprender a tocar e André Rodrigues, de 30 anos, professor de música e presidente da associação, quis dar possibilidade aos adultos de praticarem.

“Comecei a ganhar um gosto enorme pelos seniores porque comecei a dar aulas numa Universidade Sénior. E quis que a Escola de Música desse esta possibilidade, porque há cada vez mais pessoas adultas e seniores a necessitar de ocupar o seu tempo. E a música é um estímulo a nível mental e emocional. É preciso motivação e a música tem essa capacidade”, explica o professor à New in Coimbra.

Além do cavaquinho português, existem também workshops de guitarra acústica (viola), bandolim e concertina.

As aulas de iniciação de cavaquinho realizam-se às segundas-feiras, pelas 17 horas; de guitarra acústica (viola) às terças-feiras, às 16 horas; de bandolim às segundas-feiras, às 16 horas; e de concertina às sextas-feiras, às 20 horas. As mesmas aulas também têm turmas de alunos mais avançados: quintas-feiras, às 16 horas, de cavaquinho; quintas-feiras, às 17 horas, de guitarra acústica (viola); segundas-feiras, às 11 horas, de bandolim; e sextas-feiras, às 21 horas, de concertina.

Ainda existem vagas para todos os instrumentos. Os valores das mensalidades rondam os 15€ por aluno.

Carregue na galeria para ver alguns registos destas aulas na Escola de Música da Associação Cultural e Recreativa de Coimbra.

ver galeria

FICHA TÉCNICA

  • MORADA
    Rua Ribeiro Sanches
    3030-387 Coimbra
PREÇO MÉDIO
Menos que 50€

MAIS HISTÓRIAS DE COIMBRA

AGENDA