Powered by CIM|RC

Roteiro pelos melhores Carnavais do distrito de Coimbra

A New in Coimbra preparou um guia com tudo o que precisa de saber sobre os eventos carnavalescos dos próximos dias.
Nem vai conseguir escolher.

Já começou a contagem decrescente para a semana mais divertida do ano. O Carnaval, também conhecido como Entrudo, começou nos tempos da Grécia Antiga, como uma forma de homenagear os deuses através de uma festa pagã. As celebrações foram sofrendo alterações de forma natural e evolutiva, no entanto, este período simboliza um período de festa antes da Quaresma. 

Atualmente, quase todos associamos este dia aos desfiles e dança brasileiras. Em Portugal também temos festas de referência, como o Carnaval de Ovar e Torres Vedras, que mantêm vivas as tradições locais. Coimbra também é um dos distritos do País, onde pode entrar no verdadeiro espírito carnavalesco.

Para lhe facilitar a tarefa, a New in Coimbra preparou um roteiro com as melhores celebrações do distrito para os próximos dias. É certo que poderá contar com uma alegria contagiante, muita folia e animação.

Conheça a programação de Carnaval prevista para os concelhos do distrito.

Cantanhede

No concelho de Cantanhede, a festa irá centrar-se na freguesia de Sanguinheira no domingo, dia 11 de fevereiro, pelas 15 horas. O desfile começa no Largo de São João da Sanguinheira e passará pelas ruas principais. Todas as pessoas estão convidadas a participar. Já na freguesia de Tocha, a procissão está marcada para o dia 13 de fevereiro, pelas 15 horas. A entrada é livre.

Condeixa

Em Condeixa há duas festas especiais, ambas no dia 9 de fevereiro. O entrudo entergeracional com uma programação de manhã até ao final do dia. O primeiro desfile é dos mais novos, às 10 horas, com o agrupamento de escolas do concelho. Pelas 11 horas, decorrerá o concurso de melhor máscara na Praça do Município, com o tema “Escola Convida, Condeixa com História — As portas que abril abriu”.

Pelas 12h30, o Pavilhão Municipal irá preparar-se para receber o almoço partilhado. Já na parte da tarde, às 14 horas, irá começar o Baile Intergeracional com um desfile dos participantes e ainda um lanche. Às 22 horas chega o Baile de Carnaval, com muita música, animação e máscaras. 

Oliveira do Hospital

Em Oliveira do Hospital, as festividades estendem-se de 9 a 14 de fevereiro, com diversos desfiles pelas freguesias. O destaque vai para o jantar e espetáculo com a Orquestra Music’Arte e o Coro Voz Arte, agendado para 10 de fevereiro, pelas 21 horas. 

No dia de Carnaval (13 de fevereiro), a festa faz-se em Lagares da Beira. O grande desfile com carros alegóricos começa às 14h30 pelas ruas da vila, terminando às 22 horas com o famoso baile de máscaras. A despedida do Carnaval fica marcada para o dia seguinte, às 21h30, com a leitura das “Deixas” e o enterro do Entrudo. 

Pampilhosa da Serra

O cortejo e os carros alegóricos sairão às ruas de Pampilhosa da Serra no próximo domingo, dia 11 de fevereiro, pelas 15 horas. A iniciativa do Grupo Cultural e Recreativo de Pampilhosa da Serra irá animar as ruas da vila numa celebração que junta “todas as idades, criatividade, sátira e, sobretudo, muita alegria”. 

Para uma festa mais fora do comum, também poderá participar na caminhada “Caminho do Xisto de Porto de Vacas”. Uma experiência imperdível ao som do Rancho Folclórico de Pampilhosa da Serra pelas belas paisagens da vila. É necessária inscrição através do contacto telefónico (235 290 335). Custa 10€ por pessoa.

Além destes programas, carregue nas imagens acima para descobrir outras sugestões e ler os artigos correspondentes. 

 
Roteiro pelos melhores Carnavais do distrito de Coimbra

MAIS HISTÓRIAS DE COIMBRA

AGENDA