Devido ao mau tempo, o rio Mondego galgou as margens e alagou as esplanadas das Docas, no Parque Verde, em Coimbra. O espaço que serve dois restaurantes e uma gelataria ficou temporariamente encerrado.
Os comerciantes foram surpreendidos pela subida repentina da água, durante a manhã desta segunda-feira. A gelataria Maggio e o restaurante Itália estão a funcionar, mas apenas com serviço no interior já que é impossível a permanência na esplanada. Já o restaurante Docas Rio, que também viu a zona de esplanada inundada, encontra-se encerrado para férias.
Já durante a madrugada, o Rio Ceira, um afluente do Mondego, também galgou às margens e a localidade de Cabouco ficou totalmente inundada, tendo sido necessário retirar três idosos das suas casas. Também na zona da Conraria, os campos ficaram alagados e três cavalos cavalos tiveram de ser resgatados.
Entre as 23 horas de sexta-feira e as 7h30 de segunda, dia 9 de janeiro, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) registou 789 ocorrências, 162 em Coimbra. As situações estão relacionadas com quedas de árvores, de estruturas, inundações, limpezas de vias e movimentação de massas. A ANEPC recomenda à população que não se exponha às zonas afetadas pelas cheias e que não atravesse zonas inundadas.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu entretanto aviso amarelo para dez distritos de Portugal continental. Entre eles está o de Coimbra, devido à previsão de agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste com quatro a cinco metros. O aviso vai prolongar-se até às 18 horas desta segunda-feira.
Carregue na galeria e veja as imagens do caos provocado pelo mau tempo.