A Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra vai participar na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), que se vai realizar entre os dias 1 e 5 de março, levando à capital uma experiência 100 por cento digital e sustentável, que tem como pilar a unidade dos 19 municípios e a aposta forte na promoção dos produtos endógenos, tendo em vista a evolução sustentada do turismo.
É com um stand situado à entrada do pavilhão número 2 e que ocupa um espaço de cerca de 360 metros quadrados que a CIM vai apresentar a nova faceta do turismo da região de Coimbra aos seus visitantes. A zona é composta por uma blackbox que oferece uma viagem próxima dos 360º altamente imersiva pelas várias maravilhas que a região tem para oferecer.
O espaço tem um balcão onde estarão representados todos os municípios da região (Arganil, Cantanhede, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Figueira-da-Foz, Góis, Lousã, Mealhada, Mira, Miranda do Corvo, Montemor-o-Velho, Mortágua, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Penacova, Penela, Soure, Tábua e Vila Nova de Poiares) com toda a sua oferta sistematizada através de suportes digitais (tablets, computadores) ou através de QR code, que apresentarão os produtos por território e tipologia.
Na traseira da blackbox surge uma espécie de anfiteatro de pequenas dimensões onde irão decorrer várias atividades e apresentações ao longo dos cinco dias. As inovações deste projeto estendem-se também à forma como irão ser apresentados os produtos tradicionais, principalmente tendo em conta as novas exigências dos turistas que se criaram após a pandemia.
“Estamos sensíveis à procura que surgiu pós-pandemia, mais virada para o interior e que foge mais dos grandes centros para o recato do interior e da natureza”, começou por dizer na conferência de imprensa de apresentação deste evento o presidente da CIM Região de Coimbra, Emílio Torrão.
O grande objetivo é oferecer programas detalhados para que numa “escapadinha de três dias” os turistas possam viajar “do mar à serra”, aproveitando toda a qualidade que a região tem para oferecer em vários locais, sabendo sempre de antemão “onde vão comer, onde vão dormir, que atividades vão fazer e o que vão gastar”, informações que podem facilmente ser consultadas em formato digital no seu telemóvel.
“Poder descarregar os vários roteiros, programas, aplicações, para serem utilizados a qualquer momento e a qualquer hora dá uma autonomia que não se pode comparar a ter um folheto na mão”, argumentou Jorge Custódio, vice-presidente desta Comunidade.
Jorge Brito, secretário executivo, assumiu que os grandes objetivos para a BTL 2023 são afirmar a região de Coimbra enquanto destino, procurando “atrair mais gente, que fique mais tempo no nosso território e contribua cada vez mais para o o desenvolvimento da nossa economia”, promover o desenvolvimento sustentável do turismo, medida em acordo com a estratégia assumida pelo Turismo Portugal que procura afirmar o “turismo como hub para o desenvolvimento económico, social e ambiental em todo o território, posicionando Portugal como um dos destinos turísticos mais competitivos e sustentáveis do mundo”.
No fundo, a iniciativa visa promover o território como um todo, passando a região de Coimbra a ser um “verdadeiro somatório de 19 territórios que se vão promover como um só”, como referiu Jorge Alves Custódio.
Os 19 concelhos da região de Coimbra vão apresentar seus principais produtos na BTL, dos quais se destacam as Feiras do Queijo de Oliveira do Hospital, o Momento Mesa Terras de Chanfana, a 2.ª edição do Street Food Tour Penacova, a Expofacic 2023, em Cantanhede, o evento de surf e desportos de ondas, denominado ‘A onda mais comprida da Europa’, na Figueira-da-Foz ou o projeto “Um palmo do céu” — Dark Sky, da Pampilhosa da Serra, Góis e Arganil.