Muitas vezes sentimos um apelo para ajudar o próximo, queremos ser voluntários, temos vontade de sair da nossa zona de conforto e ir para onde podemos fazer a diferença, mas não sabemos por onde começar. A pensar nisso, os Leigos para o Desenvolvimento estão a promover ao longo deste mês várias sessões de informação e esclarecimento e em Coimbra é já esta quinta-feira, às 21 horas, no Centro Universitário Manuel da Nóbrega.
Na sessão será apresentado o programa de voluntariado qualificado para Angola, Portugal, Moçambique e São Tomé com o mote “Faz a # por um mundo mais =”. Vai ficar a conhecer as missões e os projetos desenvolvidos nos vários países, o perfil que deverá ter um voluntário e ainda o plano da formação que é feito antes da partida para cada missão. Poderá também ouvir a experiência de voluntários contada na primeira pessoa.
Entre as características que deverá ter um voluntário para integrar este projeto estão a disponibilidade para fazer, pelo menos, um ano de missão, ter entre 21 e 40 anos — ou 45, caso o voluntariado seja feito em Portugal —, ser cristão, ser licenciado ou com formação técnico-profissional ou ter experiência profissional e ainda vontade para servir as comunidades locais e viver com elas “num espírito de partilha e simplicidade”. Além da formação e de todo o acompanhamento durante a missão, o projeto oferece viagens, estadia, alimentação e seguros.
O grupo Leigos para o Desenvolvimento é uma ONGD católica que trabalha há mais de 35 anos para o desenvolvimento em países de expressão portuguesa. Além de Portugal tem atualmente projetos em Angola e São Tomé e Príncipe. No último ano foram apoiadas mais de 20 mil pessoas através do trabalho de 450 voluntários.
A apresentação do programa chega a Coimbra, depois de ter passado por Lisboa e pelo Porto. Para quem não pode assistir presencialmente, há uma sessão online a 2 de novembro, quarta-feira. Poderá receber mais informações sobre o projeto preenchendo o formulário disponível. No site do Leigos para o Desenvolvimento pode conhecer melhor este projeto, todas as condições de acesso e as datas para as próximas formações.