“Mil Pássaros” chega a Coimbra já este mês, pela mão da Companhia de Música Teatral. Trata-se de um projeto artístico e educativo, dirigido a todo o universo pré-escolar da rede pública concelhia, que procura envolver a comunidade na necessidade de cuidarmos e preservarmos o mundo em que vivemos.
O conhecido projeto da Companhia de Música Teatral chega agora a Coimbra, numa articulação com diferentes setores da Câmara Municipal de Coimbra. O “Mil Pássaros” promove a criação artística, a formação e o envolvimento da comunidade — alunos, escolas, educadores, cuidadores e famílias — através da dinamização de um conjunto de experiências artístico-educativas que pretendem alertar para a fragilidade do planeta em que vivemos e a necessidade de cuidarmos do mesmo. É um projeto que promove a construção de bases educativas para resultados a longo prazo, levantando questões que importa abordar desde a primeira infância.
O projeto desenvolve-se ao longo do presente ano letivo e do ano letivo seguinte (2022-2023 e 2023-2024) e envolve 52 turmas do ensino pré-escolar distribuídas por 34 estabelecimentos escolares, respetivos educadores e assistentes operacionais, famílias dos participantes e outros cuidadores. A par de uma intensa vertente formativa, serão desenvolvidas atividades nos jardins de infância e haverá também uma forte presença no CSF, onde serão desenvolvidas atividades de natureza complementar a juntar públicos diversos numa grande comunidade.
O “Mil Pássaros” tem início já no próximo dia 11 de fevereiro, com o “Encontro Arte-Ambiente: Mil Pássaros em Coimbra”, que decorre das 15 às 18 horas no CSF. Uma ação de curta duração, gratuita e acreditada, dirigida à comunidade do pré-escolar do concelho de Coimbra e outros interessados (educadores, assistentes operacionais, famílias, cuidadores, professores, terapeutas, estudantes, outros). Num formato teórico-prático, apresenta a filosofia e realizações do projeto “Mil Pássaros” e traça o percurso a efetuar no concelho de Coimbra.
Estão programadas iniciativas de formação dirigidas à comunidade de profissionais do pré-escolar, tais como a t.Lab “Mil Pássaros” ou o Canto dos Pássaros (musicalidade comunicativa na educação de infância), que se traduz em 12 encontros semanais de caráter formativo, a realizar no CSF. Em simultâneo, uma equipa da Companhia de Teatro Musical, em articulação com a área de Cultura e Educação da Câmara Municipal — denominada de Gabinete do Pássaro —, vai garantir o apoio necessário para a implementação das propostas educativas no terreno, a par de atividades dirigidas aos mais novos.
Por exemplo, cada sala de Jardim de Infância terá uma “Oficina dos Pássaros”, com partilha de práticas e saberes e sugestões de atividades educativas e receberá a visita de PaPI-Opus 8, uma obra de música teatral especificamente concebida para ser apresentada em espaços como jardins de infância.
O projeto procura, assim, promover o diálogo entre profissionais e famílias por diversas vias, visando o envolvimento da comunidade nos cuidados e educação de todos os alunos. O “Mil Pássaros” tem, ainda, prevista uma grande instalação final no CSF, entre junho e setembro, que celebrará esse desejo coletivo, convidando à escuta e à contemplação. A abertura dessa grande instalação será feita no final do ano letivo 2023-2024, com a Conferência dos Pássaros, uma conferência-performance, com incursões musicais e teatrais, que aborda o processo criativo subjacente ao “Mil Pássaros” (questões ecológicas, musicais, educacionais, processos de trabalho).
Este é, pois, um projeto-âncora de alcance estratégico para o Município de Coimbra, dirigido a toda a comunidade pré-escolar do concelho, numa articulação intersectorial entre a Divisão de Educação, a Divisão de Cultura e a Divisão do CSF da Câmara Municipal. O trabalho desenvolvido ao longo do projeto e alguns dos seus resultados finais serão monitorizados por uma equipa de especialistas para posterior reflexão e disseminação dos resultados.