na cidade

Prepare-se para um fim de semana de muita chuva e trovoada

As condições meteorológicas vão agravar-se nos próximos dias em todo o território nacional, segundo o IPMA.
Prepare o guarda-chuva.

Falta pouco menos de um mês para o início do verão, mas a chuva continua a cair. Depois de uma terça-feira marcada por chuva forte e trovoada que provocou várias inundações em Lisboa, o mau tempo vai regressar no fim de semana, de acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Nesta quarta e quinta-feira (24 e 25 de maio), estão previstos períodos de céu pouco nublado, com temperaturas máximas que podem chegar aos 28 graus em Lisboa. Por outro lado, há cinco distritos do continente que vão estar sob aviso amarelo devido à previsão de aguaceiros, por vezes fortes, sendo ocasionalmente de granizo e acompanhados de trovoada. São eles os distritos de Viseu, Castelo Branco, Guarda, Aveiro e Coimbra.

Já na quinta-feira, dia 25, os “aguaceiros, pontualmente fortes e acompanhados de trovoada” vão continuar, em especial durante a tarde, nas regiões norte e centro do País.. No caso de Lisboa, não há previsão de precipitação até ao fim de semana — altura em que a meteorologia vai mudar drasticamente. Se estava a pensar ir à praia, o melhor é mudar de planos: vêm aí dois dias de muita chuva e trovoada.

A partir de sábado, 27 de maio, haverá uma descida de temperatura e é esperado céu muito nublado, com aguaceiros que “poderão ser por vezes fortes e acompanhados de trovoada e queda de granizo”. As temperaturas vão oscilar entre os 16 e os 22 graus em Lisboa, e os 14 e os 22 graus no Porto. Já no domingo, são esperados aguaceiros fortes em praticamente todo o País.

MAIS HISTÓRIAS DE COIMBRA

AGENDA