Assim que o tempo começa a aquecer, todos os caminhos vão dar à praia. No entanto, a escolha do melhor local nem sempre é fácil. Para evitar quaisquer discussões, a Bandeira Azul esclarece todas as dúvidas e determina as melhores praias, em Portugal.
Este ano, o nosso País bateu um recorde absoluto ao registar 398 praias com esta distinção. Todos os anos, Associação Bandeira Azul da Europa avalia o conforto, a qualidade da água e o espaço disponível para os banhistas durante a época balnear. Além disso, integra ainda um programa de educação para o desenvolvimento sustentável.
Todas as praias estão sujeitas a quatro critérios de avaliação: qualidade da água e espaço (ordenamento), segurança e serviços, vigilância e sensibilização das pessoas (educação ambiental). Apenas quem cumpre todos os requisitos, recebe a distinção Bandeira Azul.
Tal como no ano passado, o distrito de Coimbra conta com 28 praias com a Bandeira Azul. O concelho mais premiado também continua a ser a Figueira da Foz. Sendo elas: Buarcos, Cabedelo, Cabo Mondego, Costa de Lavos, Cova Gala, Hospital Cova Gala, Figueira da Foz — Relógio, Leirosa, Murtinheira, Quiaios e Tamargueira.
Cabedelo é famoso pela prática de surf durante todo o ano. Possui um areal extenso e foi alvo de intervenção em 2021, que permitiu proteger a área dunar e instalar diversos passadiços que ligam aos novos lugares de estacionamento. Caso prefira uma zona menos frequentada, a sete quilómetros do centro da Figueira da Foz, fica a Praia da Cova Gala. Apesar de estar mais perto de habitações, os quatro pontões protegem-na de ventos e ondulações fortes.
Com o maior número de distinções, segue-se a Pampilhosa da Serra, com três praias. Continuam a fazer parte da lista: Santa Luzia, Pessegueiro e Pampilhosa da Serra. A praia fluvial do Pessegueiro está localizada numa aldeia tipicamente serrana. Este é o espaço favorito das famílias devido às águas límpidas e cristalinas. Além disso, há bungalows modernos para prolongar a sua estadia.
Com duas praias estão os concelhos de Arganil (Cascalheira e Côja), Coimbra (Palheiros e Zoro e Rebolim), Mira (Mira e Poço de Cruz) e, por último, Penacova (Reconquinho e Vimeiro). Com apenas uma praia, está o concelho de Cantanhede (Tocha), Góis (Peneda), Lousã (Bogueira), Montemor-o-Velho (Esteiro da Ereira), Penela (Louçainha) e Tábua (Ronqueira).
Nesta lista, a Praia de Mira volta a receber a distinção Bandeira Azul pelo 38.º ano consecutivo. Este local, na primeira parte do século XX, tinha apenas a função piscatória. Atualmente, é uma das zonas balneares mais concorridas do distrito e atrai vários surfistas de todo o País.
Outro destaque vai para Penela. A praia da Louçainha é considerada um refúgio da cidade por estar escondida na Serra do Espinhal. Durante os meses mais quentes, o espaço esgota quase sempre a lotação. Além da elevada qualidade da água, a prancha ultrapassa os três metros de altura e, por isso, é um local perfeito para a prática de natação.
Carregue na galeria e conheça as 14 praias marítimas e 14 zonas fluviais que fazem parte da lista Bandeira Azul no distrito de Coimbra.