A Quinta Sensorial da Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra (APCC) está cada vez mais perto de ser uma realidade. Na passada quarta-feira, 27 de setembro, a organização sagrou-se uma das vencedoras do Prémio BPI Fundação “la Caixa” Capacitar, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.
O prémio ronda os 32 mil euros e vai permitir a criação de um espaço sensorial na Quinta da Conraria, sede da associação, com destino à realização de atividades lúdico-pedagógicas e terapêuticas. A iniciativa pretende, tal como o nome indica, estimular os sentidos de quem nela participa e fomentar o contacto com a natureza. Um jardim sensorial, observação de aves, paredes de som e de aromas e esculturas para utilização dos sentidos são algumas das propostas que o novo espaço traz.
Os programas da Quinta Sensorial estão abertos não só a utentes da APCC, mas também a pessoas com os mesmos problemas e de outras associações, profissionais da área social, crianças, amigos, familiares, cuidadores e todos os interessados. A inauguração do espaço está prevista para o próximo ano.
Já não é a primeira vez que o Prémio Capacitar é atribuído à APCC: em 2014, o projeto de criar um campo destinado à prática agrícola, numa vertente social e terapêutica, foi apoiado pelo mesmo banco. No ano seguinte, a entidade recebeu um dos Prémios BPI Seniores e conseguiu fundar a Bocciateca, o primeiro centro de recursos para o boccia no País.