A Câmara Municipal de Coimbra tem por hábito dinamizar iniciativas que promovam a adoção responsável e, desta vez, organizou um dia aberto à comunidade, no próximo domingo, 19 de outubro, para dar resposta à falta de capacidade para acolher mais animais.
O open day do Canil Municipal vai decorrer entre as 11 e as 16 horas, dando tempo para o público conhecer os animais que estão à procura de um novo lar e de uma nova família. Além disso, os potencias tutores têm diversas vantagens ao adotar um animal, como a isenção de pagamento de taxas de adoção, que a torna num processo totalmente gratuito.
Todos os patudos adotados serão entregues aos novos donos já desparasitados, vacinados, identificados, registados, esterilizados e com boletim sanitário, cumprindo as normas legais.
A entidade recomenda que os possíveis adotantes levem uma trela ou coleira, caso queiram adotar um cão. No caso de preferir adotar um gato, deverá levar uma transportadora.
Além disso, através do Serviço Médico Veterinário e Segurança Alimentar, a autarquia vai desenvolver um programa de treino e aconselhamento comportamental destinado a cães adotados no Canil Municipal. O projeto, ministrado pelo técnico de Medicina Veterinária Comportamental, Rodrigo Viola, terá a duração de um ano e tem como principal objetivo “proporcionar um acompanhamento técnico especializado aos animais, contribuindo para a resolução de problemas comportamentais e para uma integração harmoniosa nas novas famílias”.
As marcações deverão ser feitas através de email (smv@nullcm-coimbra.pt). O adotante deve indicar o nome do animal, o número do microchip e descrever, de forma breve, o seu comportamento. O número e a frequência das sessões vão ser definidos caso a caso.

LET'S ROCK







