A subida das águas do Mondego, devido à forte precipitação que se tem feito sentir, fez desaparecer o areal da praia fluvial do Rebolim, em Coimbra. Também nas docas, no Parque Verde, dois espaços fecharam por razões de segurança. A Proteção Civil diz que a situação está a estabilizar, embora continue o risco de cheia.
A praia fluvial do Rebolim que está na zona urbana da cidade de Coimbra desapareceu. A água galgou as margens e engoliu todo o areal que tem vindo a sofrer requalificações e, nos últimos anos, se tornou um dos spots mais frequentados no verão.
No Parque Verde do Mondego, a zona das docas, onde funcionam dois restaurantes e uma gelataria, está longe do cenário que já viveu noutros anos em que foi totalmente inundada. Ainda assim, a subida das águas preocupa os comerciantes. O restaurante Itália e a gelataria Maggio vão estar encerrados durante esta quarta-feira, 14 de dezembro, por precaução. Já o restaurante Docas Rio vai manter o normal funcionamento.
No restaurante Itália eram visíveis, na manhã desta quarta-feira, dia 14 de dezembro, barreiras de proteção para impedir a entrada da água.
“A tendência do caudal é estabilizar, embora continue o risco de cheia”, diz à New in Coimbra, Carlos Luís Tavares, comandante distrital de operações de socorro. “Estamos muito atentos à precipitação que pode cair nas próximas horas e mantemos a monitorização”.