na cidade

Portugal dos Pequenitos vai ter visitas guiadas em língua gestual portuguesa

Parque temático considera que a iniciativa é um passo para a promoção da igualdade.
Atividade está incluída no preço do bilhete.

Este sábado, 23 de setembro, é celebrado o Dia Internacional das Línguas Gestuais. Para assinalar a data, o Portugal dos Pequenitos, parque temático situado perto do mosteiro de Santa Clara-a-Velha, em Coimbra, vai promover visitas guiadas com duas intérpretes de língua gestual portuguesa. A atividade é gratuita, mediante inscrição e compra do ingresso para entrar no parque.

Nuno Gonçalves, diretor do Portugal dos Pequenitos, reforça que estas visitas vão completar a oferta do parque temático, de uma forma que “promova a igualdade e a equidade”. A primeira visita vai começar às 10h30 e a segunda terá início por volta das 14h30. As atividades são gratuitas, mediante inscrição prévia. O objetivo das visitas é dar a conhecer aos mais novos que queiram participar a cultura, arquitetura e o património do nosso País.

O responsável pelo Portugal dos Pequenitos salienta que estas visitas são importantes em vários sentidos. Em primeiro lugar, “é um passo significativo para que possamos dar a fruição do Portugal dos Pequenitos” a pessoas surdas, refere. Em segundo lugar, esta iniciativa é consequência de “uma estratégia de investimento”, que se cinge não só à reformulação infraestrutural do parque, como também uma reestruturação dos conteúdos oferecidos, de forma a determinados espaços, como as galerias de Portugal e o Mundo, ficassem mais interativas.

Pelas 11h30 e pelas 16 horas do mesmo dia, vai ser possível, durante o momento “Há Estórias no Parque, os miúdos assistirem à leitura e interpretação de um conto infantil em língua gestual portuguesa. De seguida, para um momento em família, o Portugal dos Pequenitos vai dinamizar a Oficina de Construção, onde os participantes vão poder fazer um fantoche de raiz.

Nuno Gonçalves sublinha que esta iniciativa com intérpretes de LGP vai ser a primeira etapa para que, quem necessitar, possa pedir este serviço no momento da reserva da visita guiada. Também estão pensadas parcerias com a Associação de Cegos e Amblíopes de Portugal, de forma a expandir a acessibilidade do parque e “estabelecer um conjunto de alterações que possam promover visitas guiadas para pessoas cegas no futuro”.

Para participar, é necessária inscrição através de um formulário disponível nas redes sociais do parque temático. O Portugal dos Pequenitos foi fundado em 1940 e encontra-se sob a tutela da Fundação Bissaya Barreto. O espaço é constituído por áreas diferentes que representam vários monumentos de Portugal em miniatura. Os bilhetes podem ser adquiridos através do site. Os preços variam entre os 10€ e os 15€. Bebés até aos dois anos não pagam entrada.

MAIS HISTÓRIAS DE COIMBRA

AGENDA