na cidade

Portugal dos Pequenitos vai crescer e ter mais 5 edifícios icónicos

O projeto inclui edifícios emblemáticos como a Casa da Música e o Pavilhão de Portugal.
Projeto do Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões.

Desde 1940, o Portugal dos Pequenitos, em Coimbra, encanta crianças e adultos com miniaturas de monumentos nacionais. Agora, mais de 80 anos após a sua inauguração, o espaço vai ganhar uma nova área com réplicas de edifícios emblemáticos da arquitetura contemporânea portuguesa.

Entre os escolhidos estão o Pavilhão de Portugal, de Álvaro Siza Vieira; a Casa das Histórias Paula Rego, de Eduardo Souto de Moura; o Terminal de Leixões, de Luís Pedro Silva; a Casa da Música, de Rem Koolhaas; e o bar À Margem, de João Pedro Falcão de Campos. O projeto é liderado pela Fundação Bissaya Barreto, responsável por esta expansão, que ficará numa propriedade adjacente ao espaço original.

O atelier lisboeta GetOut, vencedor do concurso para a renovação, está a desenvolver o plano de paisagismo e arquitetura. As obras começam no início de 2025 e deverão estar concluídas no primeiro trimestre de 2026, revelou Ângela Maurice, coordenadora do programa, ao “Público”.  A escolha dos cinco edifícios foi feita com base na sua relevância para a sociedade contemporânea e na ligação a temas lúdicos e infantis.

A integração dos edifícios no jardim de um hectare foi cuidadosamente planeada. Esta terça-feira, 26 de novembro, foi apresentada a maqueta do projeto no auditório do Centro de Eventos da Fundação, juntamente com o trailer de uma série documental onde os autores falam sobre a iniciativa.

Carregue na galeria para ver as imagens do projeto. 

 

MAIS HISTÓRIAS DE COIMBRA

AGENDA