A Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra é uma Instituição Particular de Solidariedade (sem fins lucrativos), que tem como missão promover a inclusão social de pessoas em situação de desvantagem, com especial incidência nos portadores de deficiência e incapacidade. A entidade está presente na cidade desde 1975, graças ao esforço de pais e técnicos, que passaram o seu objetivo a vários voluntários.
A associação procura manter a sua comunidade ativa e motivada em várias áreas. Por exemplo, no desporto promove acampamentos, jogos de Boccia, caminhada, futebol em cadeiras de rodas elétricas e natação. Na música, os utentes podem tocar vários tipos de instrumentos. No caso da expressão plástica, é estimulada a criatividade através do desenho e da pintura, bem como atividades agrícolas revelando a importância de uma alimentação saudável, entre outras.
Desde modo, os portões da Quinta da Conraria abrem, uma vez ao ano, para que toda a população se divirta junto dos utentes da APCC num evento especial. A Feira das Colheitas decorre esta quarta-feira, 13 de novembro, entre as 10h30 e as 15h30, e celebra “os sabores, saberes e artes típicos da estação”, explica a associação.
Com atuação de Semp’a Bombar, grupo de bombos da APCC e de Emanuel Silva, semifinalista do programa da RTP “Estrelas ao sábado”, este promete ser um dia bastante animado. No recinto haverá jogos, uma quermesse, barraquinhas, petiscos e castanhas assadas, elementos que não podem faltar em nenhuma feira outonal.
Se passar pelo espaço, pode aproveitar para comprar produtos feitos com o envolvimento dos utentes, desde peças de artesanato a obras de arte. Este ano há uma grande novidade, o atelier “Do grão ao pão”, criado para que seja possível envolver os miúdos neste dia diferente. As inscrições para grupos do jardim de infância e turmas das escolas da região ainda estão abertas.
Se a comunidade escolar tiver interesse em participar, pode inscrever-se através do contacto 239 802 820. O custo da inscrição é de 5€ por aluno.