na cidade

Penacova troca iluminação de Natal por apoios às famílias

Mercadinho, carrossel gratuito para os miúdos e programa cultural compensam a redução nas luzes.
Há apenas alguns apontamentos de luz.

O Natal aproxima-se e já há iluminações alusivas à quadra em muitos pontos do País. Este ano, o município de Penacova decidiu não instalar as tradicionais luzes e canalizou o dinheiro que iria gastar para o reforço de cabazes de Natal entregues a famílias mais carenciadas. Ainda assim, há alguns apontamentos natalícios nos centros das três vilas do concelho: Lorvão, São Pedro de Alva e Penacova.

“A decisão prende-se com o aumento exponencial do preço da eletricidade, influenciado pelo atual contexto económico e pelo conflito armado na Ucrânia”, explica a autarquia.

A verba vai ser utilizada para engordar os cabazes que vão ser entregues a 150 famílias do concelho. “Todos os meses apoiamos mais de uma centena de famílias com um cabaz alimentar. Nesta época natalícia, decidimos alargar esta ação e reforçar o conteúdo com mais géneros alimentícios. É uma forma de confortar as pessoas que estão a passar por dificuldades”, esclarece Carlos Sousa, vereador da ação social do município. A iniciativa solidária conta com o apoio de várias instituições e grupos de cidadãos que estão a recolher bens. 

O Município de Penacova tem também em marcha uma campanha de apoio ao comércio local que envolve mais de uma centena de estabelecimentos comerciais. A campanha “Neste Natal, compre no Comércio Local!”, atribui vales de compras, até 500 euros, nas lojas aderentes.

O programa cultural conta com vários concertos.

Apesar de viver um período de contenção, a câmara municipal preparou um programa e até o Pai Natal tem uma casa própria, em Penacova. Bem no centro da vila, o largo Alberto Leitão recebe, até ao dia 24 de dezembro, um mercadinho de Natal e há carrossel gratuito para os miúdos. Para aquecer, há crepes, waffles, ginjinha e chocolate quente. O espaço funciona no dia 16 (das 18 às 22 horas), 17 (das 11 às 21 horas), 18 (das 11 às 20 horas), 23 (das 18 às 22 horas) e 24( das 11 às 16 horas).

No dia 17, às 21h30 o auditório municipal de Penacova recebe o concerto do Coro dos Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra, a 18, às 16 horas, a Igreja Matriz de São Pedro de Alva acolhe o Encontro de Cantares Natalícios, e às 17h15 a Igreja do Mosteiro de Santa Maria do Lorvão é palco do concerto especial de Natal da Filarmónica da Boa Vontade Lorvanense. No dia 21, às 18h30, decorre a audição de Natal da Escola de Artes de Penacova, o auditório municipal. 

Uma das grandes atrações da programação é o presépio vivo pelo Grupo de Jovens Mensageiros de Alegria que pode ser visto no dia 25, entre as 10h30 e as 13 horas, e a 30 de dezembro, das 19h30 às 22 horas, na Casa Paroquial de Figueira do Lorvão. 

As celebrações da quadra só terminam a 8 de janeiro dia em que decorre, a partir das 15 horas, o VIII Encontro de Cantares do Natal aos Reis, na sede da União Popular da Rebordosa, e à mesma hora, na Capela da Cheira há Cantares ao Menino. Ainda antes, no dia 7, a Igreja Matriz de Penacova é palco do Concerto de Ano Novo do Coro Voz et Communio, às 16 horas, e, às 21 horas, a Filarmónica Boa Vontade Lorvanense dá o Concerto Domingo de Reis, na Igreja Matriz de Figueira do Lorvão. 

MAIS HISTÓRIAS DE COIMBRA

AGENDA