na cidade

Pelos caminhos de José Régio: escritor inspira visita guiada em Coimbra

Evento leva participantes aos locais que marcaram o percurso do autor. Seis inscrições é número mínimo para o programa avançar.
Serenata acolhe novos estudantes numa fase diferente das suas vidas.

Uma das mais ilustres figuras da literatura portuguesa serve de mote para um passeio em Coimbra. A atividade está agendada para dia 19 de setembro e chama-se “José Régio (Presença) em Coimbra”, em honra do impulsionador das letras no Portugal do século XX.

O evento, organizado pela Câmara Municipal de Coimbra, tem início a partir das 15 horas e o ponto de encontro é a Praça D. Dinis. O programa vai basear-se na passagem do autor pela cidade e pretende revisitar espaços exteriores que frequentou, nomeadamente onde estudou e idealizou a criação da “Revista Presença”.

As inscrições são gratuitas e obrigatórias, podendo ser feitas por telefone (239 702 630), por email (roteirosdecoimbra@nullcm-coimbra.pt) ou, presencialmente, na Casa Municipal da Cultura, próxima do Jardim da Sereia. Bastam seis inscrições, no mínimo, para a visita guiada acontecer e o limite são 25 participantes.

José Régio é o pseudónimo de José Maria dos Reis Pereira. Nasceu a 17 de setembro de 1901, em Vila do Conde, cidade onde viveu a infância e adolescência e fez os primeiros estudos. Frequentou a Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, tendo concluído a licenciatura em Filologia Românica, em 1925. Defendeu a tese intitulada “As correntes e as individualidades na Moderna Poesia Portuguesa”, trabalho onde foi feita, pela primeira vez, a apologia dos poetas da revista “Orpheu”.

Iniciou, desde cedo, a sua atividade literária em jornais e revistas. Colaborou, já na década de 20, nas revistas portuenses “Crisálida” e “A Nossa Revista” e também nas coimbrãs “Bizâncio e Tríptico”. No entanto foi em Coimbra que consolidou as suas qualidades literárias, fruto do contacto com os livros que vieram a influenciar a sua obra, como ainda pelo convívio com os intelectuais.

MAIS HISTÓRIAS DE COIMBRA

AGENDA