Há tradições que nunca mudam e as datas comemorativas no distrito de Coimbra são levadas muito a sério. Desde as festas dos estudantes, como a famosa Latada e Queimas das Fitas, aos diversos festivais espalhados pela região, como o Somnii na Figueira da Foz, os eventos anuais são vividos intensamente. E, para terminar o ano em grande, nada melhor que a famosa festa de Fim de Ano de Coimbra.
Será a forma perfeita para se despedir de 2024 e dar as boas-vindas ao novo ano, numa edição inédita desta celebração. O evento vai ter, pela primeira vez, quatro dias de concertos, “com mais de 30 horas de música, 17 espetáculos, 14 artistas e três palcos para um evento memorável“, refere a Câmara Municipal de Coimbra.
A programação começa no dia 28 de dezembro, com atuações diárias na baixa da cidade, que volta a ser o centro da animação A melhor parte: a entrada é gratuita.
Este ano, o palco principal regressa ao Largo da Portagem , uma vez que ” as obras em curso estão praticamente concluídas” e o mesmo acontece na Praça do Comércio e na Praça 8 de Maio. Após a estreia do ano passado, o Mercado Municipal D. Pedro V faz parte do entretenimento, com uma programação inspirada nos ritmos brasileiros.
Na última noite do ano, podemos esperar atuações de Matias Damásio, Pete Tha Zouk e Àtoa (31 de dezembro), depois de passarem por lá Richie Campbell e Deejay Kamala (30 de dezembro) e Kura (29 de dezembro). Relativamente aos artistas locais, poderá assistir ao concerto de Pedro Carrilho (30 de dezembro), Patrick Assis (29 de dezembro), Rui Tomé e Luís Pinheiro (31 de dezembro). Por último, temos a Revival Music, na Praça 8 de Maio, que “continua a ser um dos pontos altos da última noite do ano”.
Tome nota dos horários: no dia 28 de dezembro, a música eletrónica vai estar na a Praça do Comércio com o DJ Diogo Duarte pelas 21h30. No dia seguinte, a dose repete-se com o DJ conimbricense Patrick Assis, às 21h30, que aquece o público para o DJ Kura. Já no dia 30 de dezembro, a festa faz-se no Largo da Portagem com o concerto de Richie Campbell pelas 23 horas. À meia-noite e um quarto, a música eletrónica regressa com o Deejay Kamala.
O último dia do ano promete, assim, animação em quatro pontos distintos da cidade. No Largo da Portagem, o programa começa às 21h30 com a dupla de DJ’s conimbricenses Rui Tomé e Luís Pinheiro. À mesma hora, no Mercado Municipal D. Pedro V, atua o grupo +Samba. Já às 22h30, os Átoa sobem ao palco na Portagem.
Tal como manda a tradição, a chegada do novo ano é assinalada perto do Mondego, à meia-noite, com o lançamento de fogo de artificio que dura cerca de 10 minutos. Após o espetáculo de luzes, Matias Damásio sobe ao palco com letras que todos sabem de cor.
A música eletrónica vai estar na Praça do Comércio durante cinco horas. Os DJ’s Meninos da Vadiagem começam a tocar à meia-noite e um quarto, seguindo-se as atuações do multipremiado produtor e DJ algarvio, Pete Tha Zouk, e do conimbricense Nuno Botelho. A Revival Music arranca pouco depois da meia-noite, numa discoteca a céu aberto com uma playlist totalmente dedicada aos grandes êxitos dos anos 80 e 90.
Enquanto espera pela festas de final de ano, carregue na galeria para conhecer todos os concertos a que pode assistir no distrito nos próximos meses.