Powered by CIM|RC

na cidade

Os leitores da NiC decidiram: esta é a melhor cantina de Coimbra

Os dez espaços foram a votos entre 8 e 15 de janeiro. Uma semana depois, já sabemos quem serve a comida mais saborosa aos alunos.
Conheça a cantina vencedora.

Coimbra é conhecida como a cidade dos estudantes, por isso, as praxes e serenatas são presença assídua nas ruas. No entanto, existe outro elemento que não pode faltar na vida universitária: as cantinas. Geralmente, estes espaços têm má reputação, mas é certo que são uma opção para os estudantes deslocados fazerem as refeições a um preço mais acessível.

A pensar nisso, a New in Coimbra pediu ajuda aos leitores para perceber qual é a melhor cantina universitária de Coimbra. A votação esteve online entre os dias 8 de janeiro e 15 de janeiro. Entre os dez principais espaços, em primeiro lugar ficou a cantina do Estádio Universitário da Universidade de Coimbra, com 25 por cento dos votos.

O espaço tem capacidade para 80 lugares no interior e 32 na esplanada. Relativamente aos horários, a refeição social, quer de carne, peixe ou vegetariana, pode ser feita de segunda a sexta, do meio-dia às 15 horas, e das 19 horas às 21h15. Ao sábado, o recinto está aberto do meio-dia às 16 horas. O estudante paga 2,40€ por refeição. Se não for aluno da instituição, o valor sobe para os 4,90€.

As instalações.

A ementa muda consoante os dias. Por exemplo, esta segunda-feira, 15 de janeiro, o almoço foi sopa à juliana e pescada espiritual com salada. Se preferir carne, tem pá assada com laranja e arroz de cenoura. A opção vegetariana é bife de tofu com molho de champignon e batata a murro. Para o jantar, pode escolher entre empadão de atum, arroz de carnes mistas e seitan à lagareiro com batata a murro. O menu inclui pão e sobremesa.

“O nosso serviço alimentar compõe diversas cantinas e, por isso, não seria justo destacar nem desconsiderar nenhuma delas. Para todas, temos a missão de garantir refeições a preços acessíveis e com qualidade para a comunidade”, revelou à New in Coimbra Pedro Abrantes, chefe de divisão de alimentação da Universidade de Coimbra, a propósito da vitória na votação da NiC.

Em segundo lugar, com 22 por cento dos votos, ficou a Cantina Amarela. Na terceira posição ficou a Cantina Luzio Vaz, com 13 por cento. Por coincidência, ambas fazem parte da Universidade de Coimbra.

O campus foi construído no reinado de D. Dinis, em 1290, tornando-se numa das instituições de ensino mais antigas do mundo e a primeira, em Portugal. O Paço Real da Alcáçova, mais tarde intitulado de Paço das Escolas, é o local onde se concentram todas as Faculdades da Universidade de Coimbra — Teologia, Cânones, Leis e Medicina. As instalações contam com mais de 22 mil alunos e fazem parte do Património Mundial da Unesco, desde 2013.

MAIS HISTÓRIAS DE COIMBRA

AGENDA