na cidade

O Natal chegou à Figueira da Foz. Veja as iluminações espalhadas pelas ruas este ano

Todas as luzes da cidade vão estar acesas até 1 de dezembro, desde as fachadas dos edifícios à árvore gigante de 35 metros.
Créditos de imagem: Jose António Silva Teixeira.

Aos poucos, o espírito natalício começa a invadir as ruas do distrito. Em Coimbra, a cidade ganhou um novo brilho com as iluminações de Natal no dia 9 de novembro e a Figueira da Foz não está muito atrás. A inauguração das luzes de Natal aconteceu a 15 de novembro, acompanhada do presidente da Câmara da Figueira da Foz, Pedro Santana Lopes e dos vereadores da Junta de Buarcos e São Julião e de Tavarede.

A sessão começou pelas 18 horas, na rua Cândido dos Reis, no Bairro Novo, ao som de vários êxitos natalícios interpretados pelos jovens da Associação Pequenas Vozes da Figueira da Foz e ainda acompanhados por Alexandra Curado ao piano. Este ano, pela primeira vez, as iluminações de Natal chegam às 14 freguesias da Figueira da Foz, com especial destaque para Tavide, no entanto tudo depende do apoio financeiro atribuído pelo município. “O presidente da junta disse-me que Tavarede nunca teve tanta luz”, referiu Pedro Santana Lopes. 

Entre os dias 30 de novembro e 1 de dezembro, a árvore de Natal com 35 metros de altura será inaugurada na Baixa da cidade, junto ao parque de estacionamento situado em frente à praça 8 de Maio. Assim, irá juntar-se à árvore de Natal natural de 32 metros no Largo Antunes Martins e ainda ao Pai Natal gigante instalado no Jardim municipal.

Também pode ver as iluminações nas fachadas dos edifícios municipais, nomeadamente os Paços do Município, a Casa do Paço, o Mercado Municipal Engenheiro Silva, o Castelo Engenheiro Silva, a Muralha de Buarcos. Em 2024, o município da Figueira da Foz fez um reforço comparativamente ao ano passado no investimento nas iluminações de Natal, de modo “a ir ao encontro dos anseios dos munícipes, do comércio local, da hotelaria e da restauração”, sublinha a autarquia. 

Todas estas novas luzes e expansão para outras freguesias significou um investimento que ronda os 260 mil euros, o dobro do ano passado, onde o principal objetivo é atrair maior atenção para o comércio local.

Confira as atividades que pode fazer este Natal nas freguesias da Figueira da Foz.

Mercadinho de Natal em Buarcos

Este ano, o tradicional Mercadinho de Natal de Buarcos celebra-se entre os dias 1 e 22 de dezembro, pelas 14 e 19 horas. Nas casinhas de madeira, construídas para o efeito no Jardim Dr. Fernando Traqueia, poderá apreciar obras de arte, artesanato e produtos de criativos locais e encontrar presentes originais e únicos para oferecer nesta quadra.

Além do artesanato há ainda uma apresentação de músicas natalícias pelos alunos do segundo ciclo do Agrupamento de Escolas Figueira Mar. O Pai Natal também não podia deixar de estar presente. Pelas 17 horas do dia 2 de dezembro, o velho das barbas mais famoso do mundo vai estar no Jardim Dr. Fernando Traqueia para concretizar a lista de presentes aos miúdos que se portaram bem durante este ano. 

Concertos de Natal nas freguesias da Figueira da Foz

Em dezembro, a música natalícia prepara-se para invadir as diversas igrejas pelo concelho com uma série de Concertos de Natal gratuitos. O evento é promovido pela Câmara Municipal da Figueira da Foz e o objetivo é promover a paz e a amizade através da música.

O primeiro concerto acontece no domingo, 1 de dezembro, pelas 17h30, na Igreja da Misericórdia de Buarcos com o Coro Canticus Camerae da Assembleia Figueirense. O Coro Pequenas Vozes da Figueira da Foz vai apresentar-se na Igreja Protestante/Reformada da Figueira da Foz no dia 8 de dezembro pelas 15h30.

No dia 15 de dezembro, pelas 15h30, podemos assistir ao Coral David de Sousa na Igreja Paroquial do Santíssimo Salvador, em Maiorca. Mesmo antes do Natal, a série dos concertos completa-se novamente com o Coral David de Sousa na Igreja Paroquial de São Teotónio em Brenha, no dia 22 de dezembro, pelas 15h30. 

Carregue na galeria e veja as luzes que iluminam as ruas da Figueira da Foz este Natal. 

ver galeria

MAIS HISTÓRIAS DE COIMBRA

AGENDA