Nem sempre é fácil encontrar o local ideal para passar alguns dias em família. As opções são muitas, desde uma escapadinha no centro da cidade a um momento de relaxamento numa casa na serra ou aldeia pitoresca. Se esteve atento às nossas publicações, sabe que, nos últimos 12 meses, a New in Coimbra partilhou a história de dezenas de hotéis e alojamentos locais novos, no distrito de Coimbra.
Mas afinal, qual foi o melhor alojamento ou hotel que abriu este ano? Para resolver essa questão, a NiC desafiou os leitores a escolher o grande vencedor na categoria “Melhor Hotel/Turismo rural/Alojamento local”.
Nesta secção foram distinguidos cinco nomeados com conceitos distintos. Da lista fazia parte a Casa do Páteo, um projeto da atriz Katie Stevens, que ficou conhecida pelo seu papel como Jane Sloan, na série “The Bold Type”. O edifício, que remonta ao início do século XX, foi residência permanente da família até 1994 e este ano tornou-se num alojamento para quem procura um “lugar acolhedor e repleto de história para relaxar”.
Também em 2024, a antiga estação da Serra de Lousã foi transformada num alojamento local após o seu encerramento em 2002. A estação foi construída no início do século XX, com o objetivo de aumentar o fluxo turístico na época. Agora, a missão continua com a Lousã Estação. Se preferir estar junto à praia, pode visitar a Casinha da Praia, na Figueira da Foz, um pequeno alojamento ideal para casais ou pequenas famílias.
Para descobrir as aldeias mais rústicas do distrito, tem duas opções à escolha: a Quinta do Chafariz, em Vila Nova de Poiares e o Retiro do Viajante, em Penacova. Apesar de se encontrarem em duas regiões distintas, ambos foram pensados de modo a proporcionar um ambiente familiar e repleto de natureza.
Com 41 por cento dos votos, a grande vencedora foi a Quinta do Chafariz. O segundo lugar foi ocupado pela Casa do Páteo e Retiro do Viajante, ambos com 20 por cento dos votos e, em terceiro, com dez por cento de votos, ficou a Lousã Estação.
A Quinta do Chafariz abriu no final de junho em Vila Nova de Poiares pelas mãos de um casal imigrante, Luís Martin e Elian Mata. “Apesar de ser o nosso sonho, nunca pensámos em abrir um alojamento local tão cedo e, por isso, as expectativas não estavam propriamente altas”, começa por explicar Luís, de 50 anos, acrescentando: “Esta distinção é a prova de que estamos no caminho certo e a ter impacto na vida dos hóspedes que nos visitam”.
À New in Coimbra, o responsável reforça: “Estarmos em primeiro lugar, não é apenas uma distinção para o alojamento, mas também para toda a aldeia e os locais. A nossa motivação é dinamizar a região e o concelho em que estamos inseridos e dar a conhecer a Vila Nova de Poiares, desde a gastronomia, às paisagens. 2024 foi, sem dúvida, um ano de descobertas”.
Apesar do casal ser francês, tem um forte sentido de comunidade e procura estar envolvido nas atividades da aldeia. Nesse sentido, já consegue falar quase fluentemente português e trabalha em parceria com a Câmara Municipal e escolas locais. “Quando tomámos a decisão de morar em Portugal, não fazia sentido continuar no conforto da nossa língua e cultura. O objetivo era encontrar um novo estilo de vida e contribuir para a região”, explica.
No verão do próximo ano, Luís e Elian vão apostar na realização de eventos culturais no espaço da Quinta, apresentado uma programação focada em nomes do distrito de Coimbra. Ao todo, estão previstos seis eventos que passam pelo fado, peças de teatro e canto de Coimbra.
As propostas são destinadas a todos os locais da aldeia e não apenas aos hóspedes. Os eventos terão a lotação máxima de 20 a 30 pessoas e é necessária inscrição prévia, que poderá ser feita online no site do alojamento. As estradas serão pagas, mas os proprietários prometem preços acessíveis para que “todos possam comparecer”.
Carregue na galeria para conhecer o alojamento em Vila Nova de Poiares.