A magia vai estar de volta a Coimbra para a 28.ª edição dos Encontros Mágicos. O festival está marcado para os dias 17 a 22 de setembro e promete surpreender com a arte de criar ilusões. Este é o maior e mais antigo festival de magia a nível nacional e vai passar pelas emblemáticas ruas conimbricenses.
O programa foi apresentado esta terça-feira, 10 de setembro. Este ano, o festival está dividido por cinco linhas de ação: Magia de Rua, distribuída pelas ruas, praças e jardins, Magia na Região, quatro localidades do perímetro não urbano do concelho, Escola de Magia, com aulas para os miúdos, Magia Solidária, com passagem pelo hospital Pediátrico e estabelecimento prisional e as Galas Internacionais de Magia, que vão decorrer no auditório do Convento São Francisco.
Relativamente aos artistas convidados vêm diretamente de sete países diferentes, tais como, Charlie Mag (Espanha), Cillian O’ Connor (Irlanda), David Navares (Espanha), Gonza Martini (Argentina), Gonzalo Albiñana (Espanha), Keiichi Iwasaki (Japão) e Luís de Matos (Portugal).
A Magia de Rua acontece de terça a domingo, às 10h30, meio-dia, 15 e 18 horas. Vai estar presente na Rua da Sofia, Praça 8 de Maio, Mercado Municipal D. Pedro V, Rua Ferreira Borges, Rua Visconde da Luz, Praça do Comércio, Largo da Portagem, Parque Manuel Braga, Praça das Bandeiras do Convento São Francisco e no Parque Linear do Vale das Flores.
Após uma interrupção por causa da pandemia da Covid-19, a Magia Solidária regressa ao Hospital Pediátrico de Coimbra, no dia 17 de setembro, pelas 14h30, e ao Estabelecimento Prisional de Coimbra no dia 18, às 14h30.
Já no âmbito educativo, as famílias vão poder participar num conjunto de oficinas de origami dinamizadas pelo Mago Vituco, de Espanha. As oficinas vão decorrer no Convento São Francisco, de terça a sexta-feira, pelas 18h30 e ao sábado pelas dez horas. Para participar, basta inscrever-se através do contacto (239 857 191) ou email (bilheteira@nullcoimbraconvento.pt).
Por fim, as duas Galas Internacionais serão apresentadas pelo mágico Luís de Matos e conta com a presença de seis companhias. Os mágicos Charlie Mag (Espanha), Cillian O’ Connor (Irlanda), Gonza Martini (Argentina), Gonzalo Albiñana (Espanha), a dupla Tá na Manga (Portugal) e Tim Oelbrandt (Bélgica) vão garantir a diversão do público. Os bilhetes para a gala já estão disponíveis online por 22,5€ na 1.ª plateia e cadeiras de orquestra e 20€ na 2.ª plateia e balcão.