É ideal para relaxar, namorar e ter uma vista privilegiada sobre o Mondego. O baloiço mais romântico de Coimbra fica nas costas do Seminário Maior de Coimbra. Quando lá chegar, para não se perder, procure por uma placa junto ao edifício e que direciona para o local exato. Além do baloiço de madeira, existem bancos e um bar, para pedir, por exemplo, um gelado.
A melhor altura para tirar fotografias no Baloiço do Seminário é ao final do dia, para apanhar a luz a bater no rio e na cidade. Coimbra não escapa da rota de baloiços e este também é uma boa opção para qualquer estação do ano, com amigos ou num date. A ideia de aproveitar a vista que o Seminário Maior de Coimbra tinha nas suas traseiras foi do padre Nuno Santos, de 46 anos, reitor do Seminário.
“Vivi em Itália quatro anos e numa comunidade havia um espaço de contemplação onde nos encontrávamos. Foi a partir daí que trouxe a ideia de, numa primeira fase, criar um espaço de meditação e contemplação e colocar alguns bancos para usufruir da vista. Mais tarde, dois jovens de uma empresa turística que estava a colaborar com o Seminário — Carolina e Joel — sugeriram criar o baloiço de madeira. O desafio de o construir foi atribuído ao grupo de escuteiros Clã Universitário de Coimbra, cuja sede era no Seminário”, explica o padre Nuno Santos à New in Coimbra. Foi no final de 2019 que o projeto ganhou forma.
Ainda no mês de outubro, junto ao baloiço, surgirá um outro conceito que consistirá no atelier de uma artista plástica, revela o responsável, sem querer desvendar ainda mais detalhes.
O baloiço tem sido bastante cobiçado e há três irmãs de Aveiro — a Daiana, a Jennifer e a Maritza que criaram a página “As 3, de lés a lés” e aventuram-se a descobrir Portugal — que quiseram conhecê-lo. No seu Facebook contam que estavam “à procura de locais menos batidos” de Coimbra e encontraram “o spot perfeito”. Curiosamente, parece que até os patudos se rendem ao baloiço. Os donos do Cooper Manuel, de raça beagle, também o levaram ao Baloiço do Seminário Maior de Coimbra.
Tirar boas fotos para o Instagram é apenas uma razão para visitar o Seminário Maior de Coimbra, que tem mais de 250 anos de história. É lá que encontra também a Biblioteca Velha do Seminário Maior de Coimbra, instalada numa das salas do piso térreo que contém uma coleção de obras impressas entre o início do século XVI e o ano de 1800, com cerca de nove mil livros. É ainda possível visitar o Museu Nunes Pereira que guarda a maior coleção do artista — mais de 15 mil peças —, e inclui algumas das suas melhores obras.
Carregue na galeria para ver mais imagens deste Baloiço do Seminário Maior de Coimbra.