na cidade

O alojamento ideal para renovar as energias fica a 8 minutos de Miranda do Corvo

A Quinta Mata da Sé está localizada junto de uma povoação remota. Durante a noite, até é visitada por veados e raposas.
Para quem procura dias descansados longe da cidade.

A história da Quinta Mata da Sé é longa e recua até aos tempos em que por lá existia a Sé, facto que foi confirmado por uma historiadora no local. José Palmeira adquiriu a casa em ruínas, em 2010, na esperança de algum dia se tornar a sua residência. “Procurámos manter algumas características da casa principal, mas estava demasiado degradada para seguir em frente. A solução foi construir novamente”, conta o proprietário de 61 anos.

Antes de ser comprada, a casa estava completamente abandonada por um casal que lá morava e acabou por se divorciar. A ideia era remodelar todo o terreno, transformar a casa principal na sua habitação e construir casas pré-fabricadas em todo o redor para transformar em alojamento local. No entanto, a vida teve outros planos. “Houve licenças que não foram permitidas, a casa foi construída de raiz e nem a minha mulher e filha quiseram ir morar para a casa”. A solução foi fácil: transformar a Quinta Mata da Sé num alojamento rural.

José trabalha no ramo do turismo rural há cerca de 30 anos e considera-se um verdadeiro apaixonado pela área. “Adoro a diversidade de casas que existem, tanto no Páis como no estrangeiro, e tenho sorte de a minha esposa também partilhar esse gosto. Nas férias há sempre um espaço reservado para explorar novos alojamentos e encontrar novas experiências”, afirma.

Neste sentido, a Quinta abriu ao público em 2020 e é composta por uma casa principal T2 com 250 metros quadrados e, em 2021, juntou-se um pequeno estúdio, a que chamam o refúgio da natureza. No total, a quinta possui três hectares e 70 por cento deles são ocupados por carvalhos. Além disso, há ainda a zona da piscina partilhada por ambas as casas.

A moradia localizada na casa principal possui uma cozinha totalmente equipada, um sofá que pode transformar em cama, uma casa de banho privada e dois quartos, o que a torna perfeita para acolher qualquer família. A casa possui vista para a piscina e uma varanda que pode aproveitar e ler um livro. Já a suite é ligeiramente mais pequena com apenas um quarto com casa de banho privada e equipada com uma kitchenette. Por estar mais isolada, conta com uma entrada privada.

Durante a noite, caso oiça alguns barulhos, não se assuste que é normal receber algumas visitas inesperadas. Pode encontrar javalis, veados ou raposas, além dos patos e galinhas que já existem na Quinta. Além disso, os hóspedes podem apanhar as frutas disponíveis nos pomares que são produzidas sem qualquer químico.

O alojamento fica numa região remota, por isso o melhor é ir de carro caso queira explorar as redondezas. O Mosteiro de Santa Clara-a-Velha fica a 19 quilómetros, tal como a Estação Ferroviária de Coimbra A. Já do centro de Miranda do Corvo, fica apenas a seis quilómetros o que implica uma viagem de oito minutos de carro. 

Caso prefira incluir o pequeno-almoço no preço da estadia é sempre possível. Apesar disso, todos os hóspedes recebem pão fresco todos os dias à porta de casa, com exceção do domingo. O valor depende da altura do ano e da antecedência com que fizer a reserva. Para ambos os quartos, os preços variam entre os 120€ e os 130€.

Carregue na galeria para ver algumas imagens da Quinta Mata da Sé.

MAIS HISTÓRIAS DE COIMBRA

AGENDA