O rosto por trás do novo estúdio da cidade, o Alinha Pilates, é Carolina Mendes, uma jovem empreendedora. Natural de Coimbra, estudou Fisioterapia na ESTEsC (Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra), Fisoterapia Pós Cancro da Mama (na Estónia) e Pilates de Equipamento na Formaterapia (empresa para fisioterapeutas).
Durante o curso universitário, percebeu que o seu caminho não passava pela fisioterapia convencional. “Não era para mim. Gostei muito da experiência, mas não me imaginava a fazer aquilo para sempre”.
Mais tarde, após a conclusão da licenciatura, teve a oportunidade de reforçar os estudos com formações de Pilates, nas suas várias vertentes, como, por exemplo, Pilates clínico de colchão e Pilates para grávidas, pré e pós-parto, menopausa e 3.ª idade. Após a conclusão dos estudos nesta área, Carolina foi então trabalhar, pela primeira vez, com Pilates. No entanto, o sonho de abrir um negócio próprio foi-se tornando cada vez maior, até que, em março passado, surgiu a oportunidade ideal. Considerou que este ano seria a altura perfeita para abrir um espaço só seu.
Com o apoio dos pais, que são o seu maior suporte, a jovem fisioterapeuta encontrou o local para se instalar num sítio que lhe é bastante familiar: uma loja no prédio onde vivem os seus avós. A escolha foi bastante óbvia e deu-lhe ainda mais motivação para tornar o negócio uma referência na cidade. “É muito importante para mim, porque foi aqui que eu cresci”, avança, em conversa com a NiC.
“Sempre tive muito gosto pelo exercício e ajudar os outros a sentirem-se melhor consigo mesmos faz-me feliz. Além disso, acredito que cada fase da vida tem necessidades próprias e que o movimento na hora certa pode fazer toda a diferença”, sublinha a técnica.
O Alinha Pilates localiza-se no número 11 da Rua Pêro Vaz de Caminha, no Vale das Flores, perto dos CTT, e inaugurou no início deste mês. É a oportunidade perfeita para a jovem “juntar a ciência da fisioterapia com o potencial transformador do Pilates”.
O nome do estúdio traduz, “de forma simples e direta a essência do Pilates: o alinhamento do corpo, da postura, da respiração e da mente”, conta. O objetivo do espaço é ser simples, acolhedor e um local onde as pessoas se sintam bem. Carolina oferece aulas individuais (125€), em dupla, ou em grupos, que devem ter, no máximo, quatro pessoas (50€). Os pacotes incluem quatro aulas por mês.
Para já, a jovem não tem mais ninguém a trabalhar consigo, devido ao facto de o projeto estar ainda numa fase inicial. Ainda assim, se “tudo correr bem”, pensa, no futuro, juntar à equipa uma colega fisioterapeuta. Mais para a frente, quer ver “agenda e turmas cheias e, se possível, abrir um outro espaço, mesmo que não seja em Coimbra”, reitera.
Apesar de o espaço ser exclusivamente dedicado à modalidade Pilates, há espaço para sessões de fisioterapia, no caso de algum aluno necessitar. Segundo Carolina, é um gosto poder ajudá-los. “É uma questão de falarem comigo”, explica.
O estúdio está aberto de segunda a sexta-feira, das 9 às 21 horas, e ao sábado, das 9 às 13 horas. Todas as aulas devem ser marcadas por telefone (964 593 185).
Carregue na galeria para ver mais imagens do Alinha Pilates.

LET'S ROCK







