na cidade

Novo ebook mostra desenhos inéditos do Jardim Botânico de Coimbra descobertos em sótão

Catálogo disponível online inclui 40 desenhos da construção do jardim, 35 dos quais eram desconhecidos até há pouco tempo.
Jardim Botânico da Universidade de Coimbra.

A história começa assim: um monte de rolos de papel, cheios de pó, e mal arrumados em prateleiras num sótão eram afinal valiosos tesouros. Parece o guião de um filme, mas foi bem real e aconteceu na Universidade de Coimbra (UC) quando, por acaso, foram descobertos desenhos inéditos das plantas do Jardim Botânico, documentos que abrangem um período de 200 anos. O achado foi feito no final do ano passado e está agora disponível num catálogo em formato ebook.

Ao todo são 35 os desenhos inéditos e que mostram um novo olhar sobre o processo de construção do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra (JBUC), fundado no coração da cidade em 1772 por iniciativa de Marquês de Pombal. São plantas, alçados e perfis, nem todos assinados e datados. A estes juntam-se outros cinco desenhos que já tinham sido revelados.

“Vários rolos mal-acondicionados e com muito pó, dispostos em prateleiras no extremo do depósito da biblioteca de botânica (no sótão do edifício de S. Bento), chamaram a nossa atenção. Desenrolados com todo o cuidado, foram revelando, um após outro e perante a nossa surpresa e alegria, desenhos para nós desconhecidos e de notória antiguidade”, conta à New in Coimbra Ana Margarida Dias da Silva, responsável pelo arquivo Departamento de Ciências da Vida (DCV) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC. 

Depois de uma limpeza superficial, “um olhar mais atento revelou plantas do Jardim Botânico, bem como plantas e alçados de muros, escadarias, gradeamentos e estufas”, diz a especialista. “Intuímos do seu interesse, mas era urgente investigar datas, autorias, descobrir como tinham ido ali parar e, acima de tudo, se eram, realmente, inéditos”, acrescenta. A consulta às obras de referência sobre o JBUC e sobre a reforma pombalina levou a concluir que, “além dos cinco desenhos do Jardim Botânico pertencentes ao DCV e já conhecidos, não existia nenhuma referência aos desenhos descobertos”.

Ebook gratuito

O ebook, produzido pelo DCV, da autoria de Ana Margarida Dias da Silva e Maria Teresa Silva Gonçalves, intitulado “Catálogo dos desenhos do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra: Coleção do Departamento de Ciência da Vida (séculos XVIII a XX)”, está disponível gratuitamente online, desde 4 de outubro. O lançamento ocorre no mesmo ano em que se celebram os 250 anos da reforma pombalina da UC.

Planta e prospeto da Casa da Aula do JBUC de Joaquim José de Miranda.

Os desenhos que estavam perdidos no sótão são essencialmente “documentos de trabalho com anotações a lápis, que mostram hesitações e alterações e que ficavam guardados na gaveta do jardineiro. Alguns desses desenhos avulsos são reveladores de projetos nunca concretizados ou muito modificados na sua execução. Na verdade, o caráter utilitário destas peças desenhadas poderia ter ditado a sua eliminação, finda a concretização da obra ou a rejeição do projeto”, desvenda a responsável. Três dos esboços são do século XVIII, 27 do século XIX e dez do século XX.

Ana Margarida Dias da Silva espera que a coleção agora tornada pública, e que conta com nomes da arquitetura como Macomboa, José do Couto, Neves e Mello e Cottinelli Telmo “contribua para o melhor conhecimento e novas leituras sobre o que foi idealizado e/ou projetado, o que foi aprovado e o que foi, efetivamente, construído, moldando o Jardim Botânico que hoje conhecemos, simultaneamente espaço de ciência, coleção biológica e um espaço emblemático da Universidade e da cidade de Coimbra”. 

E que tal aproveitar esta nova descoberta para dar um passeio pelo JBUC? Com uma área superior a 13 hectares, as suas estufas tropicais e fria, as escolas médicas e sistemáticas e o arboreto, albergam mais de 1500 espécies de plantas. As visitas informais não necessitam de marcação e são gratuitas.

FICHA TÉCNICA

  • MORADA
    Calçada Martim de Freitas
    3000-456  Coimbra

MAIS HISTÓRIAS DE COIMBRA

AGENDA