São 50 minutos de viagem para descobrir histórias e curiosidades sobre a região, ao mesmo tempo que acompanha a paisagem de Coimbra sobre o Mondego. A barca serrana “Ó da Roda” liga a cidade ao rio e tem sido procurada por grupos de amigos, despedidas de solteiro e casais apaixonados que queiram partilhar um momento a dois enquanto percorrem as águas do Mondego.
De terça-feira a domingo há viagens de manhã, às 10 e às 11 horas, mas também de tarde, às 15, 16, 17 e 18 horas. Custam 10€ para adultos e metade para miúdos (até aos quatro anos é grátis). A embarcação, com um motor elétrico, leva no máximo 20 pessoas. Por encomenda e marcação pode ter direito a um lanche, com queijos, enchidos, compota e broa ao pôr do sol. No caso desta modalidade, o preço pode chegar aos 20€ por pessoa.
A mais recente aposta são os eventos temáticos, incluindo um jantar, por exemplo. Este tipo de serviço é feito com base nas sugestões dos clientes e o valor é sob consulta. “A barca serrana é a melhor mesa das docas de Coimbra”, destaca à New in Coimbra Vítor Seco, promotor do projeto.
O barqueiro Miguel Mathias é o guia do percurso. As Serranas do Mondego, da Quadrante Alternativo, nasceram há três anos em Penacova e chegaram a Coimbra em maio. Vítor Seco, neto de barqueiros, é promotor do projeto em conjunto com Fábio Nogueira. “Coimbra estava de costas voltadas para o rio e o trio tem um potencial enorme que tem de ser explorado. Sugerimos terminar o passeio na barca serrana e aí as pessoas percebem que a história começa toda ali”, refere Vítor Seco.
A empresa tem a navegar em Penacova a barca “O Tareco”, que percorre o rio aos fins de semana. Em tempos chegaram a navegar no Mondego 500 barcas serranas, meio de transporte e de trabalho, que agora permitem uma experiência única. As reservas são feitas através dos contactos 968 039 154 ou 927 287 280.
Carregue na galeria para conhecer a barca serrana.