Powered by CIM|RC

na cidade

Nesta visita guiada vai ficar a saber tudo sobre a Revolta do Grelo

A Rebobinar vai contar a história deste protesto iniciado por mulheres da periferia de Coimbra no dia 11 de março.
Mercado D. Pedro V, em Coimbra.

Há 120 anos, no dia 11 de março de 1903, vendedoras ambulantes do Mercado de Coimbra iniciaram um protesto contra o imposto de selo. O mercado municipal entrou em greve e as oficinas e as lojas fecharam.

Foi assim que começou a “Revolta do Grelo” que paralisou a cidade durante vários dias. Às vendedoras, juntaram-se camponeses e operários, dando origem a uma multidão que entrou na cidade, onde outros trabalhadores e estudantes se associaram aos protestos. Esta agitação popular culminou no apedrejamento e no assalto ao edifício das Finanças, situado no antigo Pátio da Inquisição.

Nesse dia, é entoado o hino da revolta: “Vão pagar o selo / o selo à praça / vão pagar o selo/ que o selo não e de graça / Vamos todos raparigas / vamos a Revolução / vamos todos fazer greve/ ao Pátio da Inquisição”. A Rebobinar recorda estes acontecimentos com uma nova visita guiada. O objetivo é contar a história desta revolta iniciada por mulheres da periferia de Coimbra. 

A visita guiada “Coimbra 1903: A Revolta do Grelo” realiza-se no dia 11 de março, sábado, entre as 10h30 e o meio-dia. O ponto de encontro é a loja COL.ECO, na Rua Adelino Veiga, 33. Esta atividade é gratuita, sendo necessária a inscrição através do email geralrebobinar@nullgmail.com. 

MAIS HISTÓRIAS DE COIMBRA

AGENDA