Powered by CIM|RC

na cidade

Natal Serrano está de volta a Pampilhosa da Serra com a filhó espichada

Serão 11 dias de celebração genuína da quadra natalícia, onde a magia desta época será visível.
De 7 a 17 de dezembro sinta a magia da tradição.

Aberta a época natalícia, começam a chegar os planos com as mais variadas atividades para trazer alegria e dinamizar esta festividade. Assim, o Natal Serrano está de regresso à Pampilhosa da Serra, que trará luz, calor e animação à região.

De 7 a 17 de dezembro, junto ao Mercado Municipal de Pampilhosa da Serra, o Natal mais autêntico e acolhedor vai trazer uma atmosfera única aos seus habitantes, recuperando a magia e tradição da quadra natalícia. O Natal Serrano é sobre celebrar a tradição, valorizar a cultura e aproveitar os melhores sons, saberes e sabores.

Na Pampilhosa da Serra, o objetivo é tornar o convívio, a amizade e a família nas estrelas mais brilhantes desta época tão especial, ligada ao amor e à partilha. Além de celebrar a magia natalícia, o Natal Serrano é motivo para celebrar a inigualável filhó espichada.

No Festival da Filhó Espichada, oito freguesias vão apresentar as suas diferentes formas de confecionar uma das iguarias tipicamente serranas, mas todas com simpatia, ternura e alegria nos seus ingredientes secretos. Além do aroma da filhó espichada, será possível sentir o cheiro da tibornada de bacalhau, geralmente servida nas mesas beirãs, e provar muitos outros pratos da gastronomia local nas tasquinhas deste evento.

Em 11 dias de festa, também os artesãos da região marcarão presença para mostrar o seu trabalho, realizado com toda a perícia e dedicação, preservando a tradição. É também na Eira da Brincadeira que os mais novos poderão pôr a sua criatividade à prova, montando a sua própria diversão e felicidade, deixando, por uns momentos, as tecnologias de lado enquanto constroem os seus próprios brinquedos.

Porque o frio estará, certamente, presente, não vai faltar o calor da fogueira de Natal e espetáculos de música popular para pôr todos os visitantes a dançar. Será um Natal cheio de afeto, animação, aromas e tradição, que irá guiar miúdos e adultos à magia de outros tempos.

Carregue na galeria e veja imagens desta festa tipicamente serrana.

ver galeria

MAIS HISTÓRIAS DE COIMBRA

AGENDA