As Aldeias do Xisto são locais que parecem ter saído de um conto de fadas, seja pelas paisagens, cascatas e população acolhedora. No Natal, as tradições e a gastronomia unem-se de uma forma quase mágica.
Para que esta ligação não se perca, é importante que se promovam projetos para levar visitantes a estes pontos mais remotos do País. A aldeia de Aigra Nova, no concelho de Góis, volta a receber o Natal de Xisto. Esta iniciativa é organizada pelo município de Góis em parceria com a Lusitanea (Liga de amigos da Serra da Lousã) e a entrada é gratuita.
No dia 8 de dezembro, domingo, pelas 18 horas, serão inauguradas as luzes de Natal, com oferta de filhós e chá. O programa termina a 23 de dezembro, segunda-feira, com a tradição de acender o cepo, que fica a arder até ao dia 6 de janeiro, no centro da aldeia. Este é um ponto de convívio para aqueles que se juntam para conversar e cantar, ao calor da fogueira.
Durante o último mês do ano, há uma programação para manter os habitantes e visitantes animados. Nos dias 11 e 12 de dezembro, quarta e quinta-feira, das 10 às 16 horas, há pinturas faciais para os miúdos e horas do conto sobre esta quadra festiva.
No dia 15 de dezembro, domingo, pode aprender a fazer bolo rei em forno de lenha, das 15 horas às 16h30. É possível inscrever-se neste workshop, através do email lousitanea@nulllousitanea.org. A 22 de dezembro e, antes de se acender a fogueira, no dia 23 de dezembro, das 9 às 20 horas pode passar na casa do chá de Natal.
Além destas atividades, durante a sua visita, é possível ajudar a decorar as ruas da aldeia, escrever a carta ao Pai Natal, tirar fotografias instagramáveis e criar presépios. Para mais informações, pode sempre entrar em contacto através do número 969 847 852.
Carregue na galeria para ver a decoração de Natal da aldeia de Aigra Nova, do ano passado, enquanto espera pela deste ano.