Powered by CIM|RC

na cidade

Na Mealhada há mercadinhos, presépios, concertos e até uma parada de Natal

Mais de um mês de magia em todo o concelho com dezenas de atividades, muitas gratuitas, para toda a família.
No Luso as luzes acenderam-se a 26 de novembro.

Na Mealhada, o Natal celebra-se por todo o concelho e não há canto que escape à magia da época. Do programa, que já arrancou com a inauguração das iluminações no Luso a 26 de novembro e se prolonga até 8 de janeiro, fazem parte concertos, mercadinhos, oficinas, exposições, um roteiro de presépios e até uma parada de Natal. É mais de um mês com muito para aproveitar. 

Há mercadinhos no Luso, na Pampilhosa, Vacariça, em Casal Comba e na Mealhada, onde o centro da cidade está transformado para receber o Pai Natal que chega a 10 de dezembro, pelas 16 horas, um pouco antes de se acenderem as luzes. 

Do programa intitulado “Magia do Natal 2022” fazem parte inúmeros concertos, para todos os gostos musicais, oficinas, exposições e atividades para toda a família e algumas especialmente pensadas para os miúdos. Destaque para o espetáculo “Podia ser Natal” dos UHF, em dose dupla, no dia 18 de dezembro, e para o de Ano Novo, a 8 de janeiro, a cargo do Ensemble da Orquestra Clássica do Centro, com a participação da Soprano Marina Pacheco e que encerra as celebrações da quadra natalícia.

Da programação faz parte um roteiro de presépios, que procurará guiar os participantes pelos diversos presépios existentes, com início na exposição de mais de 200 exemplares da coleção de Maria Cavaco Silva, patente na Fundação Mata do Bussaco, na exposição “O Presépio visto pelas mãos da arte popular”, no Luso, e passagem pelos presépios de bairro criados pela população, existindo mesmo um presépio vivo apresentado, na tarde de 18 de dezembro, pelo Grupo Cénico de Santa Cristina.

A Biblioteca Municipal da Mealhada, o Centro de Interpretação Ambiental e o Cineteatro Messias são âncoras do programa, com contos, leituras e oficinas. Logo no dia 1 de dezembro, quinta-feira, o Cineteatro Messias recebe a peça de teatro infantil “O Feiticeiro de Oz”, da companhia Plateia d’ Emoções. 

Da lista de iniciativas previstas constam também a festa Zona 231, dedicada à juventude concelhia, dia 16 de dezembro, uma caminhada de Natal, no dia 17 de dezembro, o baile de Fim de Ano na Pampilhosa e atividades com preocupações ecológicas como as oficinas ambientais, destinadas aos miúdos dos quatro aos 13 anos, de 19 dezembro a 30 dezembro, no Centro de Interpretação Ambiental. 

Pode aproveitar para aprender a fazer o famoso doce Morgado do Bussaco, no dia 10, às 14 horas, no Jardim Municipal da Pampilhosa. A 11 de dezembro há desfile de Pais Natal motard, por todo o concelho, e a 23 uma parada de Natal, em Santa Cristina. 

Todas as atividades procuram “dar vida às ruas e às comunidades, criar um espírito de Natal que apele ao convívio de quem cá reside e à visitação do quem vem de fora”, afirma António Jorge Franco, presidente da Câmara Municipal da Mealhada.

Durante toda a época está também a decorrer a tômbola de Natal, promovida pela ACIBA — Associação Comercial e Industrial da Bairrada e Aguieira, e que envolve o comércio local para incentivar os consumidores a fazerem as suas compras de Natal no concelho. Do presente ideal aos doces que não podem faltar na mesa há muito por onde escolher nos estabelecimentos aderentes. 

De seguida carregue na galeria para descobrir quais são os doces de Natal mais calóricos.

ver galeria

MAIS HISTÓRIAS DE COIMBRA

AGENDA