na cidade

Na Lousã, a animação de verão dura até final de setembro

Programa começa na sexta-feira, 21 de julho, com um sunset na Praia Fluvial da Senhora da Graça.
Praia Fluvial Senhora da Graça.

Um sunset na Praia Fluvial da Senhora da Graça, na freguesia de Serpins, assinala esta sexta-feira, 21 de julho, o arranque do programa de Animação de Verão no município da Lousã. A iniciativa tem início às 17h30 e conta com animação musical de Mário Ventura.

Até final de setembro, são muitas as propostas previstas em todas as freguesias do concelho. No sábado, 22 de julho, o Parque Carlos Reis acolhe às 20h30 o espetáculo do Rancho Verde Gaio, de Santos (Brasil). Uma atuação integrada no Festival de Folclore do Rancho das Estrelinhas da Ponte do Areal. Já no Largo Alexandre Herculano, organizado pela Junta de Freguesia da Lousã e Vilarinho, o evento Verão na Lousã 2023 tem início às 21h30 e conta com animação musical da banda local “Doutor e os Aflitos”.

O Dia dos Avós será assinalado a 26 de julho com muitos momentos de animação entre as 11 e as 18 horas. O organista Carlos Nogueira é um dos convidados desta celebração que decorre no Parque Municipal de Exposições da Lousã.

Na Igreja Matriz da Lousã, a Associação Teamus apresenta no dia 28 de julho, pelas 21h30, o espetáculo “Fenomus”. Trata-se de um concerto protagonizado pelo coro norte-americano “Simphony Tacoma Voices” e que conjuga música coral americana recente com obras do compositor lousanense Eugénio Rodrigues. Para sábado, 29 de julho, estão agendadas duas atividades às 22 horas: a Noite das Filarmónicas, organizada pela Junta de Freguesia das Gândaras, e o Festival do Rancho Folclórico de Serpins, que decorrerá em Serpins.

Entre 4 e 7 de agosto, os lugares de Vale Maceira e Serpins estão em festa com as Festas de Vale Maceira e de Nossa Senhora do Socorro, respetivamente. No sábado, 5 de agosto, estão marcadas duas iniciativas: Música no Jardim — Festa do Emigrante realiza-se, a partir das 21 horas, na Praça Sá Carneiro com animação musical de Ramiro Simões e da Escola de Concertinistas e a Festa da Espuma nas Gândaras a partir das 22 horas.

Desporto e música fazem parte do programa

A Volta a Portugal em Bicicleta regressa no dia 10 de agosto à Lousã. O pelotão tem passagem prevista entre as 14 horas e as 14h20, na Ponte Velha, EN236, Rua de Coimbra, Rua Dr. Pires de Carvalho, Rua 1º de Dezembro, Rua General Humberto Delgado e EM 342 até ao Padrão.

A 11 de agosto, Mário Ventura anima musicalmente, a partir das 17h30, o Sunset na Praia Fluvial da Bogueira. Às 21h30, no Museu do Circo em Foz de Arouce é a vez de arrancar o Festival “Xarivari”, que continua a 12 de agosto, às 11 horas, no Mercado Municipal, às 18 horas no Museu do Circo e, às 21h30, no Parque Municipal Carlos Reis. A iniciativa encerra a 13 de agosto, às 18 horas, com mais uma apresentação no Museu do Circo.

O lugar de Prilhão vai estar em festa entre 11 e 14 de agosto para celebrar a Nossa Senhora da Ajuda. Para 12 de agosto, o município lousanense assinala o Dia da Juventude no Parque Carlos Reis, a partir das 17h30, com a atuação dos DJ Batz, Paiva e Faby D. Nesta data, a partir das 22 horas, realiza-se a Noite da Associação Recreativa Cultural e Social das Gândaras, integrada nas Festas de Verão da Freguesia das Gândaras.

Até final de setembro, estão agendadas várias festas nas freguesias do concelho, sendo de assinalar o último sunset na Praia Fluvial de Nossa Senhora da Piedade no dia 25 de agosto, a partir das 17h30. Mário Ventura é o responsável pela animação.

MAIS HISTÓRIAS DE COIMBRA

AGENDA