Powered by CIM|RC

na cidade

Na escola que vai abrir no icónico edifício dos CTT em Coimbra não entram professores

A abertura na cidade marca o início de uma campanha de expansão de centros de educação TUMO por todo o território nacional.
TUMO é um conceito educativo inovador e colaborativo.

O icónico edifício dos Correios, Telégrafos e Telefones de Coimbra vai acolher o primeiro centro de tecnologias digitais e criativas TUMO em Portugal. O objetivo do projeto TUMO é capacitar os jovens a enfrentarem melhor os desafios e oportunidades do mundo do trabalho e da vida em sociedade.

No centro TUMO Coimbra, 1500 jovens com idades compreendidas entre os 12 e os 18 anos irão adquirir competências em oito áreas temáticas na interseção da tecnologia com a criatividade: Modelação 3D, Animação, Desenvolvimento de Jogos, Programação, Música, Design Gráfico, Cinema e Robótica. Os programas são presenciais, totalmente gratuitos e acontecem durante os tempos livres.

Através de um percurso de aprendizagem individual e personalizado, mas acompanhado por monitores, os jovens trabalham competências técnicas e sociais que depois aprofundam em workshops e laboratórios especializados. No final do seu percurso cada aluno tem um portfólio com os trabalhos realizados, um registo individual das suas aprendizagens. 

O programa TUMO é um conceito educativo inovador e colaborativo com capacidade transformacional, explica-nos Pedro Santa Clara, mentor do projeto em Portugal: “Existe uma necessidade estrutural de qualificar a próxima geração para a economia digital. O acesso à educação não formal em áreas tecnológicas e criativas é tipicamente limitado a alguns alunos por meio de aulas particulares. A oferta gratuita promove a igualdade de oportunidades. O TUMO é um programa complementar ao ensino formal, descomplicado e acessível. As muitas áreas temáticas permitem chegar a jovens com interesses diferentes. A implementação de um centro TUMO é uma forma eficaz de gerar impacto imediato e alargado”. 

O TUMO foi fundado em 2011 em Erevan, na Arménia. O projeto tem vindo a expandir-se com grande sucesso em todo o mundo, estando presente em países como a Alemanha e França, num total de 14 Centros e 25 mil alunos ativos. Em 2023, abrem novos centros na Alemanha, Estados Unidos da América e Portugal.

A chegada a Coimbra marca o início de uma campanha de expansão de centros de educação TUMO por todo o território nacional. Prevê-se a abertura de mais centros em Portugal nos próximos anos. 

O TUMO Coimbra é desenvolvido por uma associação de natureza privada sem fins lucrativos que tem como objetivo promover o desenvolvimento educativo, criativo, cultural e tecnológico junto da camada mais jovem da população, através de modelos pedagógicos inovadores. 

O projeto representa um investimento de aproximadamente 7 milhões de euros nos primeiros quatro anos de operação. A abertura das inscrições terá início no segundo trimestre deste ano.

MAIS HISTÓRIAS DE COIMBRA

AGENDA