As ruas Ferreira Borges e Visconde da Luz, na Baixa de Coimbra, vão ser transformadas num verdadeiro museu ao ar livre no próximo domingo, 15 de junho. A Mostra das Artes & Ofícios contará com 22 expositores que vão apresentar os seus trabalhos de artesanato, concebidos com técnicas modernas e materiais sustentáveis e reciclados.
Um dos grandes atrativos será a demonstração ao vivo das várias fases de produção das peças, uma vez que os artesãos estarão a trabalhar diretamente nas ruas, permitindo ao público observar todo o processo, entre as nove e as 19 horas. O objetivo é o de “dar a conhecer o artesanato do concelho e da região não só aos conimbricenses, mas também aos turistas que visitam a cidade”, sublinha o município.
Além das exposições, a programação inclui vários momentos musicais. Às 11 horas, o Grupo de Concertinistas “Vamos a Elas” realizará uma arruada ao longo do percurso pedonal que liga o Largo da Portagem à Praça 8 de Maio. Ao meio-dia, o Centro Cultural e Desportivo – Tuna Souselense apresentará uma atuação instrumental.
Durante a tarde, às 15 horas, o grupo de concertinas da Associação Artística e Cultural Os Sempre na Paródia de Coimbra fará uma nova arruada, seguida de um desfile etnográfico e folclórico, com especial destaque para as danças tradicionais das fogueiras. Às 16h30, o Grupo Etnográfico da Região de Coimbra animará o público com música regional. Para encerrar, às 18 horas, sobe ao palco o projeto “The Grau”, da Associação Cultural Motivos Alternativos.
Esta será a primeira de 12 edições programadas para 2025, com novas datas marcadas para 16 de julho, 20 de agosto, 17 de setembro, 15 de outubro, 19 de novembro e 17 de dezembro.
A organização está a cargo da Câmara Municipal, em colaboração com a Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra, a CoimbraMaisFuturo e o Centro de Formação Profissional para o Artesanato e Património.
View this post on Instagram