na cidade

Montemor-o-Velho promove comércio e turismo local com iniciativa Castelo Sente

Evento pretende valorizar património do concelho. Atividades gratuitas incluem exposições, visitas guiadas e artesanato.
Visitas noturnas ao castelo necessitam de inscrição prévia.

O concelho de Montemor-o-Velho apresenta as várias atividades que vão estar patentes no mês de setembro. Desde o artesanato ao turismo e comércio local, a programação faz parte da iniciativa Castelo Sente, implementada pela Câmara Municipal. Vão existir atividades de longa duração e outras pontuais. Todos os eventos são gratuitos, mas alguns requerem inscrição.

A primeira atividade pontual ocorre nos dias 23 e 24 de setembro, com visitas de comboio turístico. O passeio tem dois horários e tem início junto ao Convento de Nossa Senhora dos Anjos. O embarque é feito por ordem de chegada, das 10 até às 13 horas e, no segundo turno, das 15 às 18 horas. O objetivo da visita é, segundo o município de Montemor-o-Velho, “desvendar o património cultural edificado e o património agrícola” do concelho.

O castelo de Montemor-o-Velho vai receber também, nos dias 29 e 30 de setembro, pelas 21h30 visitas noturnas, com o intuito de apresentar aos participantes as várias personagens históricas que passaram pelo monumento. O evento, com o nome de “Castelo dos Ilustres”, é de entrada livre sujeito a reserva, através do email do pelouro da cultura da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho (cultura@nullcm-montemorvelho.pt).

Durante o resto do mês vai ser possível também visitar a exposição permanente “Homens e Mulheres de Montemor-o-Velho”, exibida na capela de Santo António. Ao mesmo tempo, os visitantes vão poder ver ainda a exposição “Artistas Carpinteiros”, cujo espólio é composto de “elementos cenográficos e máquinas de cena” que foram feitas no âmbito de vários espetáculos nas últimas duas décadas no concelho. Para aceder à exposição, é necessário requerer a chave da capela no posto municipal de turismo.

Ainda no âmbito das exposições, está também prevista uma mostra ao ar livre, intitulada “Escapadinha de dois dias”, que vai permitir aos participantes visitar alguns dos locais mais emblemáticos do turismo de Montemor-o-Velho. No posto municipal de turismo vai também estar presente a artesã do mês, Maria de Lurdes Moio, em representação do Artesanato Milu. Os visitantes vão poder observar os trabalhos de costura.

O cartaz.

MAIS HISTÓRIAS DE COIMBRA

AGENDA